Moradores do Jordão, um dos pontos turísticos de Guarapuava, estão com medo. A causa é a falta de segurança pública que atinge a localidade, a cerca de cinco quilômetros do Centro da cidade. De acordo com uma das moradoras que entraram em contato com o Portal RSN, ela e o marido trabalham no período noturno. “Eles [ladrões] esperam a gente sair pra arrombarem a casa”.
Conforme a moradora, na noite de sábado (24), quando o casal saiu, arrombaram a casa. Levaram roçadeira, cartões de crédito, calçados, máquina de cortar cabelo, chapinha, caixa de som, entre outros objetos. “A gente tinha acabado de fazer a compra de mantimentos para o mês. Levaram tudo, até shampoo”.
Assim como essa vítima, outras continuam sendo lesadas diariamente. E a reclamação maior é dos alimentos que acabam perdendo. “Na última noite tentaram entrar em outra casa. Para alguns moradores da vila, são pessoas do local, principalmente, dependentes de drogas. “Aqui todos se conhecem e sabem de tudo. Então quando as pessoas saem pra trabalhar, as casas são arromabadas”.
De acordo com outro morador, os ladrões já têm o receptador certo pra ‘entregar’ a mercadoria furtada. Entretanto, há quem diga que o local está tendo muitas pessoas desconhecidas passando por lá. É que por ser muito perto do Parque Recreativo Jordão, a localidade fica vulnerável à presença de pessoas de todos os cantos da cidade. “Tem muita gente estranha no Jordão. Pessoas que nunca vi estão circulando pelas ruas. Esse é um dos grandes problemas pela falta de segurança”.
Ouvindo muitas pessoas, é difícil encontrar uma que não tinha sido vítima. “Fui assaltado ali perto da ponte” ou “Minha chácara foi vandalizada. Quebraram tudo e levaram o que puderam”. Essas são apenas duas da inúmeras frases que são ouvidas. Mas uma delas chama a atenção. “Estamos com medo. Porque se um pai de família chegar em casa e ver um vagabundo levando as coisas vai matar. O trabalhador vai preso e acaba a vida da família. Não vamos poder mais sair de casa”.
Leia outras notícias no Portal RSN.