22/08/2023
Educação

Estudante do Colégio Benedito é exemplo de dedicação para outros alunos

imagem-30658

A análise das notas do Enem de 2010 feitas pelo Ministério da Educação (MEC) mostrou que as escolas privadas continuaram tendo as maiores médias. Mas em Guarapuava o exemplo veio de uma aluno da rede pública de ensino.

Estudando no Colégio Benedito de Paula Louro, no Distrito Guairacá, Maikon Jean Santos, 18 anos, foi o único aluno da escola a fazer a prova do Enem 2010 e obteve uma média total (provas objetivas + redação) de 663 pontos, acima da média nacional que foi de 553,73 pontos “Com a nota que eu conquistei no Enem 2010 consegui passar em dois cursos na Federal de Ponta Grossa, um curso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mas resolvi fazer o curso de Tecnologia em Gastronomia na Faculdade Guairacá”, diz Maikon

Para alcançar o sonho de ingressar no ensino superior o jovem batalhou muito. A rotina cansativa – levantava às 7 horas para trabalhar na roça, chegava em casa às 18 horas, às 19 horas já estava no colégio e retornava às 23 horas – não fez com que ele desanimasse dos estudos. “Além de estudar na hora das aulas. outro tempo que eu encontrava para ler um livro era na hora do almoço”, lembra.

Para Maikon não existe segredo para conquistar boas notas no Enem, basta o aluno se esforçar. “Sempre estudei em escola pública e consegui entrar em uma faculdade. O aluno tem que ter força de vontade, pois esforço e dedicação não depende do colégio, e sim, do estudante”, comenta.

O professor Adriano Santos acredita que a dedicação do Maikon possa servir de exemplo para outros alunos. “Vejo o Maikon como alguém que viu uma luz e foi em busca dela, que saiu da caverna ( alegoria da caverna de Platão) e foi em busca do mundo real e em não se contentando com apenas encontrar a luz teve o interesse em mostrar aos outros”, fala o professor.

Sobre a pouco adesão dos alunos da rede pública no Enem 2010, Adriano observa que a desmotivação é de ordem pessoal, pois eles na verdade não entendem muito o que é e/ou não tem interesse na questão. “Este ano 99% dos meus alunos de “terceirão” estão inscritos no Enem. Dediquei 2 semanas seguidas de espaço para inscrição e ofereci nota extra para os que fizessem a inscrição”.

Maikon concorda que muitas vezes falta um incentivo maior dos colégios públicos para que os estudantes possam fazer a prova do Enem. E acha que as faculdades e universidades poderiam fazer um trabalho junto aos alunos para que eles conheçam um pouco mais sobre o ensino superior. “Se for feito um trabalho em que os alunos vejam a importância de se fazer uma faculdade eles começarão a prestar o Enem e os vestibulares. E como eu consegui talvez possa servir de exemplos para os outros”, finaliza Maikon.

Enem 2011

As provas do Enem deste ano serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. Segundo o Ministério da Educação, se inscreveram para a prova 5,3 milhões de pessoas, 16% a mais do que no ano passado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.