22/08/2023
Política

Policiais e bombeiros realizam mobilização em Curitiba

imagem-30782

Mais de 400 policiais e bombeiros militares de várias regiões do Paraná participaram de uma grande mobilização na tarde desta quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Paraná. O motivo do ato é a Emenda 29, que ainda não foi implementada pelo governador Beto Richa.

Com faixas e camisetas que faziam referência à omissão do Governo na implementação da Emenda, eles se reuniram em frente à ALEP e, posteriormente, lotaram o primeiro e o segundo balcão da Assembleia, para buscar o apoio dos deputados estaduais. Além dos militares de Curitiba e região, estiveram presentes PMs e BMs de Maringá, Campo Mourão, Toledo, Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Foz do Iguaçu e Paranaguá.

Segundo o presidente da AMAI, coronel Elizeu Ferraz Furquim, já são mais de 10 meses de omissão do governo, a contar da data da promulgação da Emenda, em outubro de 2010. “Essa Emenda é resultado da PEC 64/09, que nasceu na Assembleia Legislativa com a assinatura de mais de 30 deputados. Agora, é importante termos novamente o apoio deles, para que a implementação aconteça”, disse ele.

A maioria dos deputados declarou apoio à causa e o deputado estadual, Professor Lemos, chegou a sugerir aos parlamentares que seja realizada uma comissão para solicitar ao Governo a regulamentação constitucional.

A Emenda 29 determina a remuneração dos policias e bombeiros militares, policiais civis e advogados do estado, por subsídio, e também a exigência de curso superior para ingressar na PMPR. O Governo chegou a declarar recentemente que um grupo de estudos está analisando a implementação e que no prazo de 60 dias um anteprojeto de lei será apresentado, porém, a categoria, não acredita que essa notícia seja garantia da implementação, uma vez que o estudo deveria ter sido realizado do prazo regimental de 180 dias previsto na Emenda 29 (até abril deste ano), o que não aconteceu.

Da assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo