O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), da Unicentro, recebeu pássaros silvestres apreendidos pela Polícia Civil, em Guarapuava. Provenientes da região de Foz do Iguaçu, os psitacídeos – grupo que inclui papagaios, periquitos e araras-, foram encaminhados para tratamento e reabilitação na universidade.
O coordenador do Cetras, professor Rodrigo Martins de Souza, informou que o grupo de aves está sob cuidados intensivos desde que chegou ao centro. “Recebemos uma apreensão da Polícia Civil, o traficante estava trazendo psitacídeos da região de Foz do Iguaçu. A maioria são papagaios, aparentemente, mas há outras espécies que não podemos identificar ainda, pois são muito pequenas. Vão ficar sob cuidados intensivos aqui no Cetras”.
No Cetras da Unicentro, as aves passarão por um processo rigoroso de avaliação e cuidado, que inclui triagem, tratamento veterinário e reabilitação. A equipe técnica monitorará de perto as condições de saúde dos animais, que avaliará a possibilidade de reintegração das aves à natureza após o período de recuperação.
ESTRUTURA
O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) é um local preparado para receber, identificar, marcar, triar, avaliar, e estabelecer tratamento veterinário para animais acolhidos por órgão ambiental em ações de fiscalização, resgates ou entrega voluntária por particulares.
A permanência dos animais depende do tempo necessário para sua recuperação. O destino pode ser a soltura no habitat natural ou, quando é um risco devolvê-lo para a natureza, os responsáveis encaminham as aves para criadouros habilitados pelo Instituto Água e Terra (IAT), ou mantenedores individuais, igualmente habilitados.
(*Com informações do site da Unicentro)
Leia outras notícias no Portal RSN.