Produtores de mel de todo o Paraná estarão reunidos em Pato Branco nesta quinta (17) e na sexta (18) para debater temas relevantes do setor. O encontro Mundo Mel também mobiliza representantes da cadeia de outros estados da região Sul que terão acesso a conhecimento, tecnologia para a produção, ideias inovadoras, encontros de negócios e a possibilidade de criar uma rede de contatos.
A programação inclui o 30º Encontro Paranaense de Apicultura, além do 18º Seminário Paranaense de Meliponicultura e 6º Seminário Regional de Apicultura do Sudoeste do Paraná. O encontro contará ainda com expositores da Região Sul, oferecendo máquinas, implementos, EPI’s, produtos e subprodutos das abelhas.
A organização ficou por conta da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), IDR- Paraná, Instituto Água e Terra (IAT), Prefeitura de Pato Branco e Sebrae.
PROGRAMAÇÃO
A abertura será às 8h30 desta quinta (17) com a palestra “Colmeias de Sucesso: Lições e Inspirações da Apicultura e Meliponicultura Brasileira. Quem falará sobre tema será Gustavo Nadeu Bijos, médico veterinário e apicultor, coordenador do Tecnoapis.
Às 11h, ocorrerá um talk show para tratar dos aspectos das organizações, produção, comercialização e legislação para as abelhas, os produtos e subprodutos. A conversa contará com a participação de Robson Raad, consultor apícola e produtor de rainhas de Minas Gerais; Marlon Hladczuk, do IDR-Paraná, e Gustavo Bijos. A moderação ficará por conta de Patric Arend Luderitz (FARGS/RS).
Também vai ocorrer um painel para produtores de soja da Região Sudoeste do Paraná a respeito dos resultados e aplicação dos manejos integrados de pragas e doenças. Incluindo também os resultados da pesquisa quanto ao convívio harmônico entre lavouras e polinizadores, resultados práticos de campo no convívio entre soja e abelhas.
As palestras retornam às 13h30 para discutir o papel das instituições no fomento à apicultura e meliponicultura. Além disso, haverá uma palestra sobre a defesa sanitária no Paraná, promovendo um debate sobre a meliponicultura.
Na sexta (18), a programação continua com palestras sobre formas de aumentar a produtividade das colmeias; boas práticas na produção, colheita e armazenamento do mel, e ferramentas de gestão para o sucesso da criação de abelhas ou como agregar valor ao mel.
OFICINAS
Um dos pontos fortes do Mundo Mel é a oficinas com especialistas em diversos segmentos da apicultura. Entre os temas estão a extração e beneficiamento adequado de cera, e o preparo e fornecimento de alimentos energéticos e proteicos para APIS. Assim como, será abordado os métodos para a multiplicação de enxames de APIS e como não perder enxames de abelhas APIS na entressafra. Serão, ao todo, 24 oficinas.
O Mundo Mel ocorre no Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon e terá acesso gratuito, exceto as oficinas, com custo de R$ 25. Mais Informações podem ser obtidas aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.