O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), divulgou nesta quinta (17), que a duplicação e restauração da PR-466 entre Turvo e Pitanga, já tem edital publicado. O orçamento da obra é sigiloso. Serão 45,5 quilômetros de nova pista em pavimento rígido de concreto e de restauração da pista existente. A obra vai utilizar a técnica whitetopping, em que se reaproveita o pavimento asfáltico como base para o pavimento de concreto.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, essa é uma das maiores duplicações dessa gestão. “Será um verdadeiro eixo central logístico, com mais obras até Guarapuava. E em breve iniciativas nas ligações de Pitanga a Campo Mourão e a Mauá da Serra”. A sessão de disputas da obra está marcada para o dia 6 de dezembro no portal de compras do governo federal, o Compras.gov.
OBRAS
Tanto a pista nova duplicada quanto a pista restaurada terão placas de concreto de cimento Portland com 22 centímetros de espessura, que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos. As pistas serão separadas por um canteiro central em quase toda a extensão, exceto no perímetro urbano de Pitanga. Neste ponto haverá uma barreira central de concreto New Jersey, além de barreiras laterais, devido à proximidade das vias marginais no município.
Estão previstos três viadutos do tipo Diamante, em que os usuários podem entrar e sair da rodovia pela faixa da direita nos dois sentidos de tráfego, e duas novas pontes no trecho. Os dois primeiros viadutos ficam no perímetro urbano de Pitanga, no entroncamento com a PR-239 e no entroncamento com a avenida Universitária. O terceiro viaduto fica no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste.
As duas pontes serão paralelas às já existentes. Uma delas vai ficar sobre o Rio Carazinho, entre o entroncamento com a PR-456 e a PR-820, que é acesso para Boa Ventura de São Roque. E a segunda ponte vai ficar sobre o Rio Bonito, entre o entroncamento com a PR-820 e o município de Turvo. Está prevista ainda uma passarela para pedestres no trecho entre os dois viadutos de Pitanga.
Também estão previstos nove retornos em nível, um novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical. E ainda, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos. O prazo para execução contratual é de 750 dias corridos, após assinatura de contrato e emissão da Ordem de Serviço.
GUARAPUAVA
O DER/PR já está executando a obra de duplicação da PR-466 entre Guarapuava e o Distrito da Palmeirinha, e está na fase de análise de propostas e documentos de habilitação da segunda obra, entre Turvo e Palmeirinha.
Com as três iniciativas, o trecho entre Pitanga e Guarapuava ficará inteiramente duplicado e restaurado em concreto, sendo a maior extensão nestas condições de toda a malha rodoviária estadual do Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.