O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nessa quinta (17) a declaração de vencedor da licitação para duplicar e restaurar em concreto a PR-466 entre o Distrito da Palmeirinha em Guarapuava e Turvo. O Consórcio Dalba/CLC, formado pelas empresas Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda e Construtora Luiz Costa Ltda, é o vencedor da disputa. O consórcio apresentou uma proposta de preço de R$ 293.750 milhões e documentação habilitada por comissão de contratação do DER/PR.
Agora as demais participantes interessadas em interpor recurso quanto ao resultado devem manifestar a intenção, com três dias úteis para apresentar as razões válidas. A vencedora terá prazo igual para apresentar as contrarrazões, com todos os argumentos sendo analisados pelo departamento para tomada de decisão final. O consórcio, representado pela Dalba Engenharia e Empreendimentos, foi o terceiro classificado na disputa de preços da licitação.
Declarado vencedor após os primeiros classificados serem declarados inabilitados pelo DER/PR, por não atenderem todos os critérios exigidos em edital, conforme análise de documentos. A mesma empresa já é responsável pela execução da obra de duplicação e restauração da PR-466 entre Guarapuava e o Distrito da Palmeirinha, iniciada recentemente.
A OBRA
A obra contempla a implantação de uma nova pista de pavimento rígido com sub-base de concreto compactado a rolo e uma camada de placas de concreto, com extensão de 27,02 quilômetros. São duas faixas de rolamento com 3,6 metros da largura cada, com acostamentos externos de 2,5 metros, separadas da pista antiga por canteiro central. A pista já existente receberá restauração em concreto pela técnica whitetopping, servindo como base para uma nova camada de placas de concreto.
Nos perímetros urbanos de Turvo e no Distrito da Palmeirinha as obras separarão a duplicação da PR-466 por barreiras de concreto New Jersey em vez de canteiro. Contando também com vias marginais em pavimento asfáltico de sentido único em cada lado da rodovia. Os engenheiros responsáveis construirão viadutos do tipo diamante no município e no distrito. Isso vai permitir aos usuários entrarem e saírem pela faixa da direita e acessarem as rótulas dos dois lados, organizando assim o tráfego local e o acesso à rodovia.
Também está prevista uma nova ponte sobre o Rio Turvo ao lado da estrutura existente, e a implantação de retornos com geometria do tipo “U” a cada seis quilômetros. A equipe de obras também vai construir novos abrigos de ônibus, calçadas e instalar iluminação pública. Além disso, a equipe técnica responsável expandirá o sistema de drenagem de águas, renovará a sinalização e realocará as interferências existentes.
Leia outras notícias no Portal RSN.