Nesta sexta (15), mais uma superlua poderá ser observada no céu de todo o Brasil, se as condições climáticas ajudarem. Essa será a terceira e última superlua do ano. Esse é um termo que não é muito utlizado por astrônomos, mas na prática significa que a Lua aparecerá maior e mais brilhante do que o normal, já que ela estará próxima ao perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante a órbita.
A melhor visualização será ao anoitecer. De acordo com o Observatório Nacional (ON), o momento exato da lua cheia vai variar conforme o fuso horário local, mas no horário de Brasília o ápice do fenômeno vai ocorrer precisamente às 18h28. Para observar a superlua, não é necessário qualquer equipamento. Pelo contrário, a olho nu, a lua aparecerá maior e mais brilhante no céu.
Embora existam definições diferentes para isso, uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu já costuma ser considerada uma Superlua. O satélite da terra pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante no perigeu do que quando está em seu ponto mais distante do planeta, conhecido como o apogeu.
Durante cada órbita de 27 dias ao redor da Terra, a Lua atinge o perigeu quando está a cerca de 363.300 quilômetros da Terra. Já o apogeu quando está a cerca de 405.500 quilômetros do planeta. No entanto, a distância exata desses pontos varia, e algumas Superluas podem chegar mais próximas que outras.
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.