O PSDB em Guarapuava está em fase de reestruturação e pela nova Comissão Provisória, ainda não aprovada pelo Diretório Estadual, e poderá ser presidido pelo deputado estadual Bernardo Carli. Inativo desde 20 de março de 2011 quando o próprio comando no Paraná destituiu os diretórios para reestruturação, esse processo ocorre em pelo menos 80 municípios do Paraná. As provisórias servem como solução para localidades em que não há harmonia entre lideranças, como é o caso de Guarapuava.
A informação sobre a inexistência do diretório municipal foi confirmada pelo Fórum da Justiça Eleitoral e pelo próprio diretório estadual em Curitiba.
“O PSDB do Paraná destituiu os diretórios em todo o Paraná para reorganizar o partido e criou comissões provisórias. A nossa composição foi enviada ao Diretório em Curitiba na semana passada e a informação que temos é que está tudo certo”, disse a vereadora Maria José Mandu Ribas, que presidiu o partido por duas gestões consecutivas.
Isso, porém, não impede que novas filiações sejam feitas. “Estamos filiando lideranças com peso político, principalmente, mulheres e profissionais de vários segmentos da sociedade guarapuavana, não apenas pré-candidatos, mas também pessoas que desejam fazer parte do PSDB”, diz a vereadora.