22/08/2023


Em Alta Guarapuava Política

PF e Gaeco negam operação contra vereador em Guarapuava

Blogs da cidade divulgam 'informações' que não são confirmadas e se utilizam de foto de outra ação da PF. Suplente desmente postagem de blog

Câmara de Guarapuava (Foto: Dircom/Câmara)

A Polícia Federal de Guarapuava refutou qualquer envolvimento em uma operação conjunta com o Gaeco que envolvesse um vereador da cidade. Na tarde dessa quarta (27), os blogs locais, postagens em grupos de WhatsApp e redes sociais geraram grande agitação no meio político, com informações não confirmadas. As ‘informações’ indicavam que a PF e o Gaeco teriam cumprido mandados de busca e apreensão em residências, gabinetes e gráficas. As especulações continuaram durante a noite e também na manhã de quinta (28). O Portal RSN procurou esclarecimentos junto ao Gaeco, à PF e à Câmara desde o dia anterior. Nesta quinta, a PF se manifestou.

A Polícia Federal afirmou que a unidade não esteve envolvida em qualquer operação na quarta relacionada a um vereador ou em parceria com o Gaeco.

Nossa unidade não esteve envolvida em nenhuma operação no dia de ontem relacionada a vereador ou deflagração em conjunto com o Gaeco.

Além disso, a PF explicou que uma foto utilizada por blogs, supostamente relacionada à operação mencionada, foi publicada de maneira equivocada. Segundo a PF, a imagem se refere à Operação ‘Jardim das Hespérides’, que na quarta (27) resultou na apreensão de eletrônicos contrabandeados.

Um dos blogs também relatou que um assessor da Câmara teria recebido uma intimação, gerando alvoroço nos corredores do Legislativo. A Assessoria Jurídica da Câmara, entretanto, esclareceu que não há nenhum documento desse tipo circulando até o momento. Em nota, a Câmara também nega qualquer movimentação e notificação nesse sentido.

O Ministério Público do Paraná, em Curitiba, também consultado pela reportagem afirmou que não houve operação relacionada a esse caso. Conforme a assessoria do MP, existe uma investigação em andamento, mas sob “sigilo absoluto”, o que impede a confirmação de supostos envolvimentos de políticos.

SUPLENTE NEGA

Além da mobilização gerada pelos blogs, outra postagem circulou nas redes sociais na manhã de hoje (28), afirmando que o Presidente da Câmara, Pedro Moraes (MDB), estaria enfrentando problemas com a prestação de contas da campanha, além de denúncias de Caixa Dois. A postagem ainda alegou que a suplente de Moraes, Maria Bisognin, teria solicitado na Justiça a anulação da reeleição de Pedro. Conforme a publicação, essa informação teria sido dada pelo advogado Wilson Kaminski em entrevista a um programa de TV. Esse mesmo ‘blogueiro’ também postou que o Gaeco estaria na Câmara na manhã de hoje. Fato que também não existiu.

No entanto, em contato com o Portal RSN, Maria Bisognin negou qualquer ação judicial.

Quem é esse advogado que está falando em meu nome? Eu nunca tive contato com esse advogado e nem com a reportagem que escreveu essa mentira.

O Portal RSN tentou o contato com o advogado, mas não sem êxito.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo