Morreu nessa sexta (29) a professora Bernardina Morgado de Aragão. Ela morreu aos 74 anos por complicações provocadas por uma pneumonia, em Guarapuava. Nascida em 19 de fevereiro de 1950, a professora Belinha – como ficou conhecida – formou-se em português-inglês, mas foi como um das precursoras da alfabetização de jovens e adultos, com o projeto Ceebja, que ela se realizou como pedagoga.
A morte da professora, que era muito querida por alunos e ex alunos, causou grande comoção nas redes sociais. O perfil do Ceebeja nas redes sociais publicou um texto em homenagem a professora. “O Ceebja Guarapuava lamenta profundamente o falecimento da nossa grande mestre Bernardina Morgado De Aragão! A professora Bela, “Belinha” como era chamada, foi um ícone na educação, especialmente no Ceebja Guarapuava! Quem a conheceu sabe que ela foi verdadeiro exemplo de conduta e maestria pedagógica, sempre alegre e disposta, oferecia uma palavra de otimismo e incentivo aos alunos e a todos que a rodeavam! Somos gratos e abençoados por te-lâ em nossa escola antes da aposentadoria! Gratidão pela maestria, por tudo o que você foi e pelo legado na educação! Sua luz iluminou muitos caminhos!!!! Grande perda para todos nós…Os anjos devem estar em festa no céu! Descanse em paz! #RIP professora Bela!”.
GRANDE COMOÇÃO
O ex aluno da professora Belinha, Fernando borazo, também publicou um texto nas redes sociais se despedindo da antiga professora. “Ahh querida… minha preciosa professorinha Belinha.. Um dia eu 8 anos dizia na minha carteira do Visconde … pra que serve esse portugues… afinal era a matéria que eu tinha as piores notas… (sempre fui cdf)… De repente aquela mulher abriu a boca e interpretou um texto que parece que aquilo tinha vida e emoção… passei a amar minha língua ppr causa de você!!!! Disse uma vez pra ti sou o que sou por tua causa… Você que foi responsável pelo meu encantamento… hoje me trás o desencanto da tua falta… Ahhh Bela Bela… bela sois tu o amada prosa Bela sois … posto que da nudez da ignorância Pos no coração de uma criança O amor pelas palavras em polvorosa
Posto que virei poeta… no entanto Hoje pela tua falta me embarga o pranto… Mas qual o que!!! posto que louca
A poesia no céu não se fará rogada Este céu que te recebe Certa e imediatamente percebe Que chegada em voz rouca
Adentra em seu recanto… a Bela das palavras Que muda tudo…muda a mim que agora estou mudo… Ante a saudade que não se finda Vai com Deus minha Bela linda…Pra vc… Uma hora dessas Bernardina Morgado De Aragão te falo aí pessoalmente”.
O corpo de Belinha foi sepultado no Cemitério Municipal do Goioxim na manhã deste sábado (30). Ela deixa muita saudade no coração de todos que a conheceram.
Leia outras notícias no Portal RSN.