Nesta sexta (6), Guarapuava se tornará palco de uma celebração da arte e da inclusão com a exibição de dois documentários transformadores: “Em Processo” e “Fluxos e Lacunas: Movimentos da Criação”. A exibição ocorre às 19h no Cinema da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus Santa Cruz, com entrada gratuita.
Essas produções fazem parte da Residência Artística de Guarapuava. A iniciativa, desde 2022, busca democratizar o acesso à arte e valoriza grupos historicamente marginalizados, como mulheres, LGBTQIA+, negros e pessoas surdas. Sob coordenação de Desirée Melo e Elisangela de Souza Cordeiro Zanedim, a residência já colaborou com com 98 processos de criação e impactou mais de 2.100 pessoas com exposições, mentorias e rodas de conversa. A residência ocorre em formato híbrido, permitindo a participação presencial dos artistas e a transmissão on-line das atividades.
OS DOCUMENTÁRIOS
O documentário “Em Processo” destaca a criação coletiva como forma de resistência e conexão. Dirigido por Alysson Mazzochin Desirée Melo, Luan Rodrigues e Micheli Lima, o filme capta a jornada emocional e artística de um grupo de artistas, enquanto exploram temas como pertencimento, vulnerabilidade e colaboração. Com trilha de Amaro Freitas e acessibilidade em Libras e audiodescrição, o filme celebra a inclusão.
Já a obra “Fluxos e Lacunas: Movimentos da Criação”, dirigido por Desirée Melo e Alysson Mazzochin, utiliza a filosofia de Charles Peirce para explorar o fluxo contínuo do processo criativo. Repleto de reflexões profundas, depoimentos de artistas e acadêmicos internacionais, o documentário revela a criação como um movimento entre desejo, dúvida e experimentação.
PROGRAMAÇÃO CONTINUA
Após as exibições, a celebração continua no Anônima Pub, às 22h. Além de coquetéis e apresentações musicais de Conatus e Samba da Flávia, os primeiros 30 convidados que “vestirem para causar” receberão uma dose de tequila.
Leia outras notícias no Portal RSN.