22/08/2023



Guarapuava exibe documentários que desvendam o processo criativo

A exibição dos documentários ocorre nesta sexta (6), às 19h, na Unicentro, com entrada gratuita. Logo depois, a festa continua no Anônima Pub

Guarapuava exibe documentários que desvendam o processo criativo (Foto: Reprodução/Pexels)

Nesta sexta (6), Guarapuava se tornará palco de uma celebração da arte e da inclusão com a exibição de dois documentários transformadores: “Em Processo” e “Fluxos e Lacunas: Movimentos da Criação”. A exibição ocorre às 19h no Cinema da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus Santa Cruz, com entrada gratuita.

Essas produções fazem parte da Residência Artística de Guarapuava. A iniciativa, desde 2022, busca democratizar o acesso à arte e valoriza grupos historicamente marginalizados, como mulheres, LGBTQIA+, negros e pessoas surdas. Sob coordenação de Desirée Melo e Elisangela de Souza Cordeiro Zanedim, a residência já colaborou com com 98 processos de criação e impactou mais de 2.100 pessoas com exposições, mentorias e rodas de conversa. A residência ocorre em formato híbrido, permitindo a participação presencial dos artistas e a transmissão on-line das atividades.

OS DOCUMENTÁRIOS

O documentário “Em Processo” destaca a criação coletiva como forma de resistência e conexão. Dirigido por Alysson Mazzochin Desirée Melo, Luan Rodrigues e Micheli Lima, o filme capta a jornada emocional e artística de um grupo de artistas, enquanto exploram temas como pertencimento, vulnerabilidade e colaboração. Com trilha de Amaro Freitas e acessibilidade em Libras e audiodescrição, o filme celebra a inclusão.

Já a obra “Fluxos e Lacunas: Movimentos da Criação”, dirigido por Desirée Melo e Alysson Mazzochin, utiliza a filosofia de Charles Peirce para explorar o fluxo contínuo do processo criativo. Repleto de reflexões profundas, depoimentos de artistas e acadêmicos internacionais, o documentário revela a criação como um movimento entre desejo, dúvida e experimentação.

PROGRAMAÇÃO CONTINUA

Após as exibições, a celebração continua no Anônima Pub, às 22h. Além de coquetéis e apresentações musicais de Conatus e Samba da Flávia, os primeiros 30 convidados que “vestirem para causar” receberão uma dose de tequila.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo