22/08/2023



Tribunal do Júri de Guarapuava divulga lista de jurados de 2025

O edital inclui 773 jurados e o serviço é obrigatório. O alistamento descreve os cidadãos maiores de 18 anos declarados idôneos

Tribunal do Júri de Guarapuava divulga lista de jurados de 2025 (Foto: Reprodução/Pexels)

O Tribunal do Júri de Guarapuava divulgou a lista de jurados para 2025. De acordo com o documento, o edital inclui 773 jurados e o serviço é obrigatório. O alistamento descreve os cidadãos maiores de 18 anos declarados idôneos.

Todos os nomeados se enquadram no artigo 436 do Código de Processo Penal. Nenhum cidadão pode ser excluído dos trabalhos do júri ou deixar de ser alistado por causa da cor ou etnia, raça, credo, sexo, profissão, classe social ou econômica, origem ou grau de instrução.

Além disso, a recusa injustificável ao serviço do júri provoca uma multa no valor de um a 10 salários mínimos. O valor fica a critério do juiz, de acordo com a condição econômica do jurado. Isso inclui também aquele que deixar de comparecer no dia marcado para a sessão ou sair antes do presidente dispensar. De acordo com o documento, somente será aceita escusa fundada em motivo relevante devidamente comprovado e apresentada, ressalvadas as hipóteses de força maior, até o momento da chamada dos jurados.

Vale lembrar que não haverá desconto nos vencimentos ou salário do jurado sorteado que comparecer à sessão do júri. Confira a lista completa dos jurados, clicando no link: Lista de jurados – Guarapuava – 2025.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo