Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná. O concurso busca valorizar e mostrar ao público a diversidade e a qualidade dos produtos lácteos, queijos e toda a cadeia produtiva do Paraná. O prazo segue até 1º de maio de 2025. Dessa forma, a expectativa dos organizadores é que cerca de 600 produtores participem da premiação neste ano.
A organização selecionará os melhores queijos em 21 categorias. A comissão julgadora vai levar em conta o leite utilizado (vaca, cabra ou búfala) e as características de cada queijo. Além da premiação para os produtos lácteos, também está aberto o concurso “Excelência em Muçarela – Edição Pizza” que vai eleger os melhores queijos desse tipo, utilizados este prato.
A organização exige que todos os produtores ou agroindústrias que desejarem participar do prêmio estejam regularizados ou em processo de regularização, com certificado de inspeção sanitária competente. A premiação será no dia 31 de maio, em Curitiba. O prêmio Queijos do Paraná também vai oferecer atividades para o público em geral no dia da premiação. A programação do prêmio oferecerá diversas oficinas e uma feira vai comercializar os queijos que participaram da edição do ano passado.
INSCRIÇÕES E OUTRAS AÇÕES
Os participantes devem ficar atentos as ações relacionados ao queijo que ocorrerão ao longo dos próximos meses. Diversas ações serão desenvolvidas para que o produtor consiga melhorar o queijo e, desta maneira, que a comunidade reconheça e valorize a produção.
Os 399 municípios do Estado produzem o leite. O volume médio da produção paranaense chega a 13 milhões de litros por dia. Deste volume, 6 milhões de litros são direcionados à fabricação de queijos. Um comitê gestor formado pelo Sistema Faep, Sebrae/PR, Senac-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sindileite e Sistema Fecomércio-PR, promove o Prêmio Queijos do Paraná.
A primeira edição contou com 323 queijos inscritos, dos quais 297 concorreram às medalhas de premiação em 19 categorias – 28 queijos receberam medalha de bronze, 30 de prata e 30 de ouro. Em uma segunda fase, o júri avalia novamente os 30 medalhistas, para eleger os dez superouro. Por fim, os interessados pode fazer as inscrições e conseguir mais informações aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.