22/08/2023


Cotidiano Top 10

As lutas me fizeram uma pessoa mais forte, diz Ana Paula Traiano

"Tive medo, me senti sozinha, mas busquei força em Deus e na Sua infinita bondade e misericórdia supriu cada uma das minhas necessidades"

Ana Paula Traiano, dentista e empresária (Foto: Divulgação)

“Essa sou eu”! Com essa frase a dentista e empresária Ana Paula Traiano começa a conversa. Correndo de um lado para o outro, sem parar um minuto, ela me recebeu na Traymon, uma loja de grife própria da família, no Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava. “Estamos recebendo peças masculinas e femininas para reposição do estoque. Nossa coleção está linda e muito bem aceita pelo público”. Enquanto conferia, dobrava peças e atendia o público, Ana Paula, foi desnudando a alma.

“Ao começar aqui com vocês vou compartilhar um pouco da minha experiência de vida, estreitando assim nossa relação. Acredito que assim como você eu já tive vontade de voltar ao passado, mudar por completo fazer tudo diferente, ter uma vida mais equilibrada e com menos estresse. Esses pensamentos demonstram o meu desejo humano da vida como uma ‘Ilha de Fantasia’. Então, refletindo vi como foram importantes minhas experiências passadas, tanto positivas quanto negativas, que moldaram o meu eu. Em vez de desejar mudar o passado, preferi aprender com minhas experiências e seguir em frente com sabedoria e resiliência, construindo minha melhor versão a partir das minhas vivências ao longo da vida”.

“TIVE MEDO. ME SENTI SOZINHA”

De acordo com a empresária, as lutas a tornaram mais fortes, as dificuldades a fizeram buscar caminhos alternativos e, na maioria, ainda melhores. “Tive medo, me senti sozinha, mas busquei força em Deus e sempre na Sua infinita bondade e misericórdia supriu cada uma das minhas necessidades. As circunstâncias vividas acredito que, fizeram de mim uma pessoa melhor, imprimiram em mim senso de autodesenvolvimento e autoconsciência. Ao superar os desafios que me foram outorgados pela vida, me fortaleci, me tornei mais resiliente. Me ajudaram a crescer e me prepararam para enfrentar maiores desafios que sei que terei pela frente com mais competência, preparo e confiança”.

Entretanto, em meio à luta diária, Ana Paula encarou uma das maiores dificuldades da vida. “Enfrentei de frente um tratamento oncológico. Também encaramos um diagnóstico complexo e desafiador da minha filha. Mas com todas as minhas forças sai, e saímos vencedoras. Não só na minha saúde física, mas também desenvolvi maior capacidade de me colocar no lugar do outro e compreender as perspectivas e sentimentos. Aprendi a cultivar a empatia em minhas relações interpessoais. Isso tudo me ajudou a construir conexões mais genuínas e a lidar com conflitos de forma mais construtiva. Contribuindo para meu bem-estar emocional e para o fortalecimento dos laços com todos ao meu redor”.

“MEU MALVADO FAVORITO”

A família, conforme disse Ana Paula Traiano, sempre esteve no centro de tudo. “Tenho uma família! Um lindo e amável marido, às vezes também rabugento, e que amo. Juntos há quase 28 anos ele é meu suporte nas horas difíceis, meu companheiro nas aventuras, minha paz nas tempestades. E acreditem: meu ‘malvado favorito’ nas considerações que não gostaria de ouvir que ele, às vezes faz, para o meu bem. Temos dois filhos maravilhosos, que são minha maior conquista, meus maiores amores” .

E aí vem o maior desafio, de acordo com Ana Paula. “Assumir responsabilidade por essas vidas foi fundamental para o meu crescimento pessoal. Demonstrar afeto, integridade e respeito com eles. E promover um ambiente de confiança e colaboração em nossa família, para o desenvolvimento físico, psicológico, emocional e espiritual foi e continua sendo meu maior desafio”.

E por fim ela diz: “Essa sou eu! Ah! e estou sim aberta ao aprendizado e à autorreflexão constante que me proporcionam crescimento e versões melhores de mim mesma ao longo do tempo”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo