Chamar a atenção do comércio sobre a possibilidade de abrir no domingo (09) e atrair o consumidor para que faça compras de forma tranqüila aproveitando a tarde num passeio com a família. Este é o objetivo da campanha relâmpago que está sendo desencadeada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
A abertura do comércio aos domingos que antecedem datas especiais, ou no segundo domingo de cada mês, foi acordado na Convenção Coletiva do Trabalho entre os sindicatos patronal e dos comerciários. A decisão, porém, cada a cada empresário.
De acordo com o presidente da CDL, Leonel Ribas, porém, a abertura no dia 8 de agosto teve a adesão de apenas cerca de 30% das lojas pelo atraso na comunicação feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava que divulgou a autorização apenas na tarde de sexta-feira (6), fazendo com que as empresas não tivessem tempo hábil para organizar o turno especial.
“Entendemos que a comunicação antecipada permite essa organização por parte do empresário e atrai o cliente”, observa Leonel Ribas. De acordo com o líder empresarial, é preciso também que haja parceria por parte da classe. “Estava havendo uma divisão. Se um lojista optava por não abrir a sua loja não queria que houvesse divulgação por entender que o outro é seu concorrente e não seu parceiro”, observa.
Segundo Leonel Ribas, uma das lojas mais tradicionais da cidade que costuma abrir aos domingos vende no dia uma soma que supera até o próprio faturamento do mês.
A expectativa para este domingo é de que haja uma maior adesão, tanto do empresário, como do consumidor, por anteceder ao Dia das Crianças.
“Lojas de confecções, de brinquedos e de outros segmentos de presentes abrirão suas portas”, anuncia o presidente da ACIG, José Divonzil da Silva.