O Departamento de Nota Fiscal do Produtor Rural de Guarapuava alerta todos os produtores que ainda possuem notas fiscais manuais sobre o prazo final para devolução das notas preenchidas, bem como das em branco. O prazo máximo para entrega é o dia 31 de janeiro de 2025. A recomendação é que os produtores façam a regularização com antecedência para evitar longas esperas e o risco de atrasos no atendimento.
É importante que os produtores entreguem as notas fiscais antes da data limite para evitar a aplicação de multas. Caso as notas sejam entregues após o prazo, o produtor estará sujeito a multa por nota fiscal. Em alguns casos, o responsável poderá sofrer o possível cancelamento do cadastro CAD/PRO.
O trabalho de lançamento das notas fiscais no sistema é manual, e o volume de cerca de 15 mil documentos a serem processados exige organização e agilidade. Dessa forma, é fundamental que os produtores compareçam com antecedência para evitar transtornos, aglomeração e possíveis contratempos no atendimento.
Alguns produtores levam cinco minutos para regularizar a situação, enquanto outros podem demorar 30 minutos ou mais, dependendo da quantidade de notas fiscais. O Departamento de Nota Fiscal do Produtor Rural pede para os produtores não deixarem para entregar tudo no dia 31 de janeiro.
Com a proximidade do prazo final, a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Finanças, por meio do Departamento de Nota de Produtor Rural, orientam a todos os produtores para que regularizem a situação o quanto antes, garantindo o cumprimento da legislação e evitando possíveis penalidades.
Leia outras notícias no Portal RSN.