Os municípios de Goioxim, Pinhão, Pitanga, Santa Maria do Oeste, Teixeira Soares e Turvo estão entre as cidades que receberão as obras para serviço de esgoto da Sanepar. As assinaturas dos contratos das parcerias público-privadas para prestação do serviço de esgotamento sanitário em municípios das microrregiões Centro-Leste e Oeste do Paraná ocorreu nessa segunda (13), na sede da Sanepar em Curitiba, com as três empresas vencedoras do leilão promovido em setembro do ano passado.
A concessão dos serviços para o período de 24 anos prevê a universalização do esgotamento sanitário em 112 cidades. O investimento é de mais de R$ 2,1 bilhões. Na operação e manutenção dos sistemas o custo estimado é de R$ 2,3 bilhões. Dessa forma, o objetivo é alcançar a meta de 90% de atendimento estipulada pelo novo marco legal do saneamento, até 2033.
As PPP’s contemplarão grandes e pequenos municípios. Nova Aliança do Ivaí, no Noroeste do Estado, com apenas 1,3 habitantes terá o benefício do sistema de esgotamento sanitário. Em contrapartida, entre as maiores, com maior número populacional, está Francisco Beltrão, com quase 100 mil moradores, que também receberá fatia dos investimentos dessa parceria. Além das obras de implantação ou ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário, a concessão abrange também a manutenção e a operação desses serviços.
A partir de agora e por um prazo de até seis meses ocorrerá o processo de transição, onde as equipes parceiras vão acompanhar o trabalho da Sanepar. As empresas vão ainda acompanhar o plano diretor da Companhia, elaborar o cronograma dos investimentos e definir, a partir disso, as prioridades nas Regiões.
Leia outras notícias no Portal RSN.