22/08/2023



Cotidiano Em Alta Guarapuava Saúde

Baitala tenta manter serviço irregular, mas CIS 5ª não aceita

"Entrei no CIS com o compromisso de fazer o que é certo, e é isso que vou fazer", disse o presidente André Junior, que negou o pedido

CIS 5ª Regional (Foto: arquivo/RSN)

O presidente do CIS 5ª Regional, prefeito André Junior (PSD), de Campina do Simão, afirmou que assumiu a liderança do Consórcio 5ª Regional com o objetivo de fazer o que é certo. Ele se referiu à exoneração de uma equipe contratada pelo CIS, na gestão anterior, para agendamentos exclusivos para Guarapuava. Conforme André, após duas reuniões entre o CIS 5ª e a gestão de Baitala (Saúde), o tema ficou encerrado.

Apesar de estar ciente de que essa prática fere as normas do Consórcio, a Secretaria Municipal de Saúde tentou reverter a exoneração da equipe, composta por seis pessoas, e a suspensão dos serviços prestados. Conforme apurado pelo Portal RSN, a justificativa apresentada pela Secretaria de Saúde é que a equipe atual é inexperiente e não teria a capacitação necessária para desempenhar a função. A reunião sobre o tema ocorreu nessa quarta (15).

Apesar do relacionamento pessoal que tenho com o Baitala [prefeito], esse procedimento está errado. Entrei no CIS com o compromisso de fazer o que é certo, e é isso que vou fazer.

Prefeitos dos municípios que fazem parte do CIS 5ª afirmam que o privilégio concedido a Guarapuava sempre gerou insatisfação. Caso haja retomada dessa prática, haverá uma reação. “Guarapuava estava recebendo o serviço pago por todos os municípios, enquanto nós [prefeitos] arcamos com o custo dos agendamentos em nossos respectivos municípios”.

O CIS 5ª é composto por 20 municípios e gerencia diversos serviços de saúde. São: o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Samu Regional, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo