22/08/2023



Cotidiano Em Alta Região

Rodovia entre Pitanga e Manoel Ribas vai receber novo pavimento de concreto

Obra prevê ainda implantação de acostamentos, terceiras faixas e dois novos viadutos. Serão atendidos 43,05 quilômetros da rodovia

Rodovia entre Pitanga e Manoel Ribas vai receber novo pavimento de concreto (Foto: DER-PR)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a restauração em concreto e ampliação da PRC-466 entre Pitanga e o acesso à subestação de Furnas em Manoel Ribas.

O edital utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê elaboração de projeto executivo de engenharia e execução da obra em uma mesma empreitada. A sessão de disputa de lances está marcada para o dia 11 de fevereiro, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov.

A obra atenderá 43,05 quilômetros da rodovia utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente será utilizado como base para um novo pavimento rígido de concreto com espessura de 21 centímetros. A pista terá duas faixas de tráfego de 3,6 metros cada e acostamentos de 2,5 metros. Nos segmentos críticos de ultrapassagem as obras implantarão terceiras faixas de tráfego, também com 3,6 m, mas os acostamentos terão 1,2 m de largura.

Está previsto um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PRC-466 com a PRC-487, em Manoel Ribas. Após a obra a pista da PRC-466 ficará elevada e o tráfego da PRC-487 vai passar abaixo dela em duas trincheiras, com vias marginais permitindo a troca de rodovia.

MAIS MELHORIAS

As obras também implantarão utro viaduto do tipo rótula em desnível em Pitanga. Dessa forma, substituindo a interseção atual com a Rua da Liberdade. Além disso também vai disciplinar o tráfego local e o acesso à rodovia, com a PRC-466 novamente sendo elevada no trecho.

Além disso, também ocorrerão melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e no acesso para a Comunidade de Barra Santa Salete. Posteriormente, também ocorrerá a pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nos demais acessos regulamentados da rodovia.

Por fim, o prazo de execução será de 870 dias, com os primeiros 180 dedicados a estudos, análises e elaboração do projeto executivo de engenharia. Os responsáveis usarão os demais 690 dias para os serviços de restauração e ampliação.

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Julia Sansana

Jornalista

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