22/08/2023



Blog da Cris Guarapuava

Promessas de melhoria, milagres de fé

Sempre defendi que as gestões municipais de Guarapuava devem dedicar mais atenção ao Parque Recreativo Jordão e há nova promessa

(Foto: Arquivo/RSN)

Sempre defendi que as gestões municipais de Guarapuava devem dedicar mais atenção ao Parque Recreativo Jordão. Um espaço que, com natureza abundante, tem grande potencial turístico. Localizado a cerca de cinco quilômetros do Centro, o parque encanta pela beleza da Serra do Jordão e oferece atrações como cachoeiras, trilhas, vinícolas, igrejas e a capela do Monge João Maria, que é um convite à reflexão. A linha férrea que corta o local e a presença do trem compõem outro símbolo forte da Região.

Logo no início da Serra do Jordão, o visitante é recebido por uma paisagem deslumbrante, que já antecipa a grandeza do que está por vir. A avenida revitalizada, que leva ao parque, percorre um trajeto encantador. Passa por pequenas chácaras, cervejarias e um kartódromo, até chegar a um local único, onde a natureza se encontra na forma mais pura. O rio, que no passado era majestoso, teve as águas desviadas para uma pequena central hidrelétrica, mas ainda assim oferece uma piscina natural formada entre os lajeados. Cachoeiras, pousadas, igrejas de diferentes vertentes cristãs, vinícolas, trilhas e uma pista de motocross compõem a diversidade de atrações que atraem visitantes.

A capela do Monge João Maria, um dos pontos de maior simbologia do parque, convida à reflexão. Ali, é possível observar provas materiais de fé, como objetos entregues por fiéis como forma de gratidão pelas graças alcançadas.

MAIS UMA PROMESSA

Contudo, o parque ainda enfrenta desafios estruturais significativos. A falta de infraestrutura básica como empregos, creches, esgoto e serviços públicos, penaliza cidadãos e cidadãs. Além da escassez de opções adequadas de alimentação e lazer, que limita a experiência dos visitantes. As churrasqueiras precisam de manutenção e espaço, construído na gestão do ex-prefeito Cesar Filho, está abandonada e sujeita ao vandalismo. A promessa, de acordo com o ex-gestor, é de que seria um centro de convivência, com restaurante e lanchonete.

Na sexta (17),  no entanto, o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, junto com outras autoridades, visitaram o parque. Prometeram novos investimentos e revitalização. Ou seja, mais uma promessa no ‘colo’ do Monge João Maria e que uma vez cumprida, vai proporcionar melhorias reais aos moradores e visitantes. Quem tem fé, acredita! Eu tenho fé!

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo