Na noite desta terça (21), os paranaenses terão a oportunidade de observar o alinhamento de seis planetas do Sistema Solar. O fenômeno, considerado uma prévia do alinhamento planetário total previsto para fevereiro de 2025, será visível a olho nu entre 19h e 20h, no horizonte oeste.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, incluindo cidades como Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco, terão as melhores condições de visualização, já que há menor probabilidade de chuva.
Em Curitiba, no entanto, o céu deve permanecer nublado, dificultando a observação. Outras Regiões do Estado, incluindo Guarapuava, podem ter momentos de céu parcialmente aberto entre chuvas rápidas e localizadas, o que pode favorecer quem estiver atento ao fenômeno.
Contudo, o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, alerta que mesmo nas áreas mais favoráveis, a nebulosidade pode dificultar a observação completa. “Quem mora nos extremos Oeste e Sudoeste tem mais probabilidade de encontrar uma noite sem chuva. Ainda assim, não serão todos os municípios dessas localidades que vão encontrar o céu limpo por causa da nebulosidade.”
COMO IDENTIFICAR OS PLANETAS NO CÉU?
Dessa forma, para aproveitar ao máximo a experiência, é recomendado buscar áreas abertas, longe da poluição luminosa, e olhar para o horizonte oeste logo após o pôr do sol. Confira como localizar os planetas:
- Vênus: Astro mais brilhante, visível no horizonte Oeste.
- Saturno: À esquerda de Vênus, na constelação de Aquário, com uma coloração alaranjada.
- Júpiter: Localizado próximo à constelação de Touro, no meio do céu.
- Marte: Surgirá no horizonte nordeste, ao lado das estrelas Castor e Pollux, da constelação de Gêmeos.
- Urano e Netuno: Visíveis apenas com telescópios, como pequenos pontos azulados devido à grande distância da Terra.
Leia outras notícias no Portal RSN.