Policial militar e atleta de jiu-jitsu, José Douglas Bonato escreveu mais um capítulo de superação na própria trajetória. Baleado no ataque a Guarapuava em abril de 2022, ele deu a volta por cima. No último fim de semana, conquistou o título de campeão mundial absoluto do Mundial de Jiu-Jitsu NO-GI. A vitória foi na categoria faixa preta master 3.
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), ocorreu nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O campeonato reuniu cerca de 2 mil atletas, incluindo nove guarapuavanos da academia Training & Combat Checkmat.

Bonato conquista Mundial (Foto: Divulgação)
O Jiu-Jitsu NO-GI é uma modalidade sem o uso do quimono, onde os atletas vestem roupas justas, como rash guards e shorts. Dessa forma, sem pegadas no tecido, a luta se torna mais rápida e exige técnicas adaptadas para controle e finalização. Além do título mundial absoluto, Bonato também foi vice-campeão na categoria master 3 pesado faixa preta.
GUARAPUAVA EM DESTAQUE NO MUNDIAL
A academia Training & Combat Checkmat teve outros atletas com destaque no campeonato, conquistando o título de campeã por equipes na categoria Masters. No total, os guarapuavanos subiram ao pódio nove vezes, trazendo duas medalhas de campeão mundial (uma individual e outra coletiva), duas de vice-campeão e cinco de terceiro colocado.
Entre os medalhistas estão Reverton de Sousa, vice-campeão absoluto faixa marrom master 1 e terceiro colocado faixa marrom master 1 pesadíssimo; Leon Fogaça, terceiro colocado faixa roxa master 1 meio pesado e terceiro colocado absoluto faixa roxa master 1; André Josefredo, vice-campeão master 2 faixa branca médio; e Eduardo Cidral, terceiro colocado faixa roxa master 3 absoluto.
Não é a primeira vez que Guarapuava revela campeões mundiais de jiu-jitsu. Em 2024, Thiago Borgo conquistou o título mundial com kimono. Os atletas já voltaram para Guarapuava e se preparam para novos desafios.
Leia outras notícias no Portal RSN.