terça-feira, 22 de abr. de 2025
Agronegócio Educação

Deputada cobra ação urgente da Copel contra apagões em Candói

Cristina Silvestri disse que produtores rurais relataram perdas na produção. Deputada pede medidas urgentes para Copel

Deputada Cristina Silvestri com diretores da Copel (Foto: Ascom/ gabinete parlamentar)

Moradores, produtores rurais e empresários de Candói vêm enfrentando sérios prejuízos devido às constantes quedas e oscilações no fornecimento de energia elétrica. A instabilidade tem afetado tanto a área urbana quanto a rural, prejudicando desde o funcionamento de equipamentos até a conservação de alimentos e a produtividade no campo.

Diante da gravidade da situação, a deputada estadual Cristina Silvestri esteve nessa quarta (2) na sede da Copel, em Curitiba. De acordo com a deputada, ela cobrou providências urgentes. Em reunião com gerentes da companhia, Cristina Silvestri relatou as dificuldades da população e organizou uma videoconferência com vereadores e lideranças locais. Eles descreveram os prejuízos enfrentados diariamente.

Conforme o empresário Júnior Szura, do setor de laticínios, ele trabalha com alimentos perecíveis. “Se a energia cai por mais de três horas, perco toda a produção”.

Cristina Silvestri em reunião com a diretoria da Copel (Foto: Ascom gabinete parlamentar)

Produtores rurais também relataram perdas na produção e atraso no uso de maquinário. A deputada reforçou o pedido já feito em 2021 para a instalação de uma subestação da Copel em Candói. No entanto, a companhia informou que não há planejamento para isso no momento.

Mesmo sem previsão para a obra, conforme a deputada, a Copel se comprometeu a fazer uma inspeção técnica no município para identificar as causas dos problemas e propor soluções de curto prazo.

Cristina ressaltou que a situação em Candói não é um caso isolado, com relatos semelhantes em municípios como Mangueirinha e Guarapuava. Ela afirmou que seguirá acompanhando de perto os desdobramentos. “Vamos garantir que essa questão tenha a devida atenção e soluções concretas”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.