22/08/2023



Economia

Cinco empresas de Guarapuava no ranking das 500 maiores da Região Sul

POr Cristina Esteche

 

Cinco empresas de Guarapuava estão no ranking das 500 maiores empresas do Sul do brasileiro em 2010, promovido pela Revista Amanhã, especializada em economia, gestão e negócio e editada em Porto Alegre (RS). A escolha é uma parceria a Consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). A Cooperativa Agrária Entre Rios desponta como a melhor colocada nos anos de 2009 e 2010, saltando da 47ª colocação em 2009 para a 45ª posição em 2010. A empresa Dimasa foi a que mais teve projeção ganhando 33 posições, pois saltou em 2009 da 469ª colocada para 436ª em 2010. As outras três classificadas são a Santa Maria Cia de Papel e Celulose, a Companhia Força e Luz do Oeste e a TratoresCase.

 

O critério de classificação de cada empresa é definido pelo Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que resulta da soma do patrimônio líquido, receita bruta e resultado (lucro ou prejuízo) líquido. Cada um destes componentes possui um peso.

 

Outra boa notícia da pesquisa é que a Região Sul deu um salto de desenvolvimento em 2010, com o crescimento de 14% no indicador do VPG e de 30% no patrimônio líquido em relação a 2008. “Esse crescimento é o resultado mais positivo da pesquisa”, aponta o sócio da PwC e coordenador da pesquisa, Carlos Biedermann.

 

A pesquisa mostra também que as empresas da Região Sul também estão menos endividadas. Ass dívidas, que há três anos comprometiam 55,7% de seu ativo total, em 2010 equivaliam a 51,6%.

Ainda que apresente os melhores resultados, porém, o Paraná tem um menor número de empresas ranqueadas do que o Rio Grande do Sul – são 179 paranaenses, das quais 90 de Curitiba, contra 201 gaúchas. Uma das explicações é que o estado gaúcho teria uma economia uma pouco mais diversificada e também uma cultura de gestão mais transparente. A pesquisa Grandes & Líderes é baseada em balanços oficiais fornecidos pelas empresas (foram considerados mais de 1,2 mil). Entre as 100 maiores do Paraná, por exemplo, nomes importantes como o Grupo Boticário e a Kraft Foods deixaram o ranking por não fornecerem seus balanços.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo