Guarapuava – Além dos benefícios físicos, atividades aquáticas também relaxam a mente e ativam a memória através da ótima oxigenação que proporcionam para o cérebro
Uma coisa é certa, as atividades físicas melhoram a capacidade caridorrespiratória, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, além de desenvolver habilidades psicomotoras como a lateralidade, noções espaciais, temporais, ritmo, sociabilidade e autoconfiança.
Por isso, desde cedo as crianças devem ser incentivadas a exercerem alguma atividade esportiva e nada melhor que começar pela água. A natação é o esporte que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento. A natação auxilia o desenvolvimento do ser humano na sua forma integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Eu pratico natação há 25 anos e há 13 anos trabalho no ramo, então posso afirmar os excelentes resultados conseguidos através desse esporte, observa o proprietário e instrutor da Escola de Natação Skipper, Dagoberto Goltz.
Na natação, a criança pode experimentar os movimentos novos que aprende sem traumas de um tombo como rolar, movimentar perninhas e bracinhos. Além de tudo, é um meio aconchegante oferecido pela água morna. Segundo Dagoberto, além dos benefícios relacionados à parte motora, como a melhoria do aspecto físico e da postura, a parte cerebral também é estimulada. Quando bebê, a criança só estimula seu desenvolvimento cerebral por meio de movimentos, o que consegue fazer dentro da água. Com isso, ela terá um desenvolvimento mais acelerado, andando e falando mais cedo, explica.
É que a criança, principalmente em seus primeiros anos de vida, passa por um processo intenso de desenvolvimento e maturação. Até os cinco anos de idade, ela tem a capacidade de ter 90% do seu cérebro preparado para o futuro, o que pode ser estimulado através da natação.
O bebê nasce adaptado ao meio líquido desde a gestação e até um ano de idade é capaz de mergulhar sem medo. Por isso, quanto antes a criança frequentar aulas de natação mais cedo aprenderá a se defender na água e mais precoce será o seu desenvolvimento. Melhora a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias, aponta.
Natação inclusiva
Crianças com necessidades especiais também são muito beneficiadas com a prática da natação. É que dentro da água, elas podem manter uma posição estática e com ajuda de flutuadores e estabilizadores desenvolvem grupos musculares, contribuindo para o processo de reabilitação e reduzindo o grau de fraqueza e complicações. Mas as vantagens não param por aí, pois a natação traz a essas pessoas valores terapêuticos, recreativos e sociais.
Benefícios que Vilma Aparecida Maier vem constatando no desenvolvimento de sua filha que nasceu com má-formação. A qualidade de vida dela melhorou bastante, 100%, avalia a mãe. Aline, que hoje tem 17 anos, faz trabalhos de psicomotricidade na piscina há cinco anos. Hoje ela é uma pessoa mais calma, mais tranqüila, seu equilíbrio melhorou muito, assim como a sua compreensão e socialização. Ela se alimenta melhor, não põe mais a língua para fora da boca, não baba, melhorou a postura, não range mais os dentes, comenta.
Aline chegou a ficar sem andar depois de sofrer um trauma pós-cirúrgico, perdendo totalmente o movimento da perna direita. Foi dentro da piscina que ela sentiu segurança para recuperar seus movimentos.
Benefícios:
Proporciona socialização
Ajuda na liberação de tensões
Estimula um sono mais tranqüilo
Reforça o apetite
Desenvolve estabilidade emocional e memória
Garante autoconfiança
Fortifica a musculatura
Melhora desenvolvimento neuromotor
Previne doenças respiratórias
Melhora captação de oxigênio pelos pulmões