Desperdício de batatas, deputado envolvido em acidente automobilístico, morte de jogador em quadra de futsal, e agora, presidente da Câmara de Municipal, Admir Strechar, preso por peculato, sendo mais um vez Guarapuava destaque nos principais veículos de comunicação do país.
O principal telejornal do Brasil, o Jornal Nacional, apresentou na noite da última quarta-feira (26) o vídeo que mostra o momento que Strechar recebia mil reias de um servidor público. Após a gravação o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) flagrou o presidente com mais R$ 11,1 mil no bolso da sua calça.
Os principais sites e jornais também destacaram que além de Strechar mais cinco vereadores seriam investigados pelo mesmo crime e 17 funcionários fantasmas estariam envolvidos no esquema.
Toda repercussão causou vergonha em muitos guarapuavanos. “Mas uma vez Guarapuava está sendo destaque negativo. Isso é vergonhoso”, diz Linei Ribas de Oliveira. Outro moradora da cidade lembrou o caso do ex-deputado Fernando Carli Filho. “Quando aconteceu o acidente com o ex-deputado eu e meu marido estávamos no Mato Grosso. As pessoas viam a placa do veículo que era de Guarapuava e perguntava sobre o caso. Dava muita vergonha”, relata Olga de Oliveira.
As manifestações também ganharam as páginas do facebook. Jéssica de Oliveira escreve que foi importante ter acontecido para a “cidade ser limpa”. Milton Rezende concorda que as investigações estão no estão no caminho certo e que os responsáveis devem ser punidos. E Vandersom Gomes lembra que são 200 anos de Guarapuava e as notícias são as mesmas.