22/08/2023
Geral

Strechar volta atrás e suspende concurso da Câmara de Guarapuava

imagem-31991

• Por Rogério Thomas

O presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, Admir Strechar (PMDB), voltou atrás e acaba de suspender por tempo indeterminado a realização do Concurso Público do Legislativo. A documentação oficializando a suspensão acaba de ser entregue (11h10) ao presidente da Comissão de Fiscalização, Joarez Campos Ribas.

Strechar voltou atrás cerca de meia hora após ter indeferido o pedido da Comissão que sugeriu a suspensão do processo seletivo.

A decisão dos integrantes da Comissão que defende a suspensão temporária do concurso foi técnica e apontou para três falhas no edital de abertura do processo seletivo. São elas:

1 – A Comissão recebeu um ofício do Conselho Regional de Administração sugerindo que o cargo de Diretor da Câmara, com salário de R$ 4.000,00, seja ocupado por um profissional de Administração;
2 – O cargo de Assessor de Imprensa deve ser ocupado por um profissional da área de Comunicação e o edital não exige o nível superior e estabelece carga horária superior ao mercado de trabalho e com salário inferior ao piso estadual de jornalistas;
3 – O edital descumpre uma Lei Municipal aprovada recentemente, de autoria do vereador Nelio Gomes da Costa (PSDB), que prevê a isenção da taxa de inscrição para pessoas de baixa renda ou desempregados.

“Muitas pessoas que não têm condições de pagar a taxa de inscrição estão deixando de participar do concurso, por isso a baixa adesão. Nossa sugestão foi unânime pela suspensão temporária e com abertura das inscrições novamente quando as falhas estiverem solucionadas”, explica Joarez. “Além disso, é uma questão de bom senso com toda a situação que se criou nos últimos dias e poderia pôr em risco a credibilidade do concurso”, diz.

 

Foto: Dalner Palomo

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.