22/08/2023

Série de TV apresenta mundo dominado por mortos-vivos

imagem-32028

Por Cristiano Martinez

Após a coqueluche em torno dos vampiros, graças à franquia “Crepúsculo” (livro e filme), parece que chegou a vez dos mortos-vivos. Desde o ano passado, telespectadores do mundo todo conheceram o seriado “The Walking Dead”, que tem como protagonistas esses seres “meio mortos, meio vivos”. O sucesso possibilitou a produção da segunda temporada, que estreou há três semanas na TV a cabo brasileira.

Mas, para quem não tem acesso aos canais pagos, recentemente foi lançada uma caixa reunindo em DVD todos os episódios da primeira temporada; com direito a versão em Blue Ray (tecnologia que está substituindo o disquinho tradicional).

Apesar do parentesco com o gênero dos mortos-vivos no cinema, cuja maior referência é o diretor George Romero (autor de clássicos como “A noite dos mortos-vivos”, de 1968), a série busca inspiração nos quadrinhos. “The Walking Dead” é uma adaptação bastante fiel do gibi homônimo de Robert Kirkman, lançado em 2003 pela Image Comics nos Estados Unidos.

Desenhada por Tony Moore, que foi substituído posteriormente por Charlie Adlard, a série criada por Kirkman narra a história de um grupo de pessoas tentando sobreviver em um mundo atingido por um apocalipse zumbi. No Brasil, o gibi foi publicado em forma de encadernados pela HQM Editora.

Dos quadrinhos para a telinha, “The Walking Dead” manteve o mesmo espírito de desordem causado por uma praga que transformou boa parte da humanidade em mortos-vivos. As primeiras cenas do episódio de estreia dão boa ideia desse caos: o personagem principal, o policial Rick Grimes, acorda de seu coma num hospital cheio de cadáveres. Atordoado, ele tenta achar o caminho de casa; mas conhece apenas o fedor da morte.

Restabelecido e ciente da situação em que se encontra o mundo, Grimes parte em busca de sua família. Não sem antes conhecer e enfrentar a fome insaciável dos mortos-vivos.

Assim como no gibi, o grande destaque da série é a caracterização dos monstrengos e o modo como a ética e a moral perdem seu valor numa sociedade anárquica. Às vezes, temos a impressão de que os humanos sobreviventes são tão cruéis quanto os mortos-vivos; mas estes, pelo menos, têm a desculpa de estarem sem vida.

NOVA ESTAMPA
Resenhas, reportagens, trailers e imagens, acesse o blog NOVA ESTAMPA: http://novaestampa.blogspot.com/

SERVIÇO:
DVD: “The Walking Dead”, 287 min
Direção: Frank Darabont
Preço: R$ 79,90 (sem o frete)
Onde adquirir: www.saraiva.com.br

(Imagem: www.saraiva.com.br)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.