22/08/2023
Em Alta Paraná Política

Vitória de Chiorato é contestada e aguarda decisão nacional

Chiorato tem vantagem de 314 votos sobre Zeca Dirceu, mas campanha adversária pede anulação de urnas em nove cidades por suspeitas de fraude

Arilson Chiorato (Foto: Ascom parlamentar)

Embora a apuração dos votos no segundo turno da eleição do PT do Paraná tenha indicado a reeleição do deputado estadual Arilson Chiorato, o resultado final da disputa ainda está indefinido. A vitória anunciada no fim da tarde desta segunda (28), traz uma margem apertada sobre o deputado federal Zeca Dirceu. O resultado entretanto, teve contestação imediata.Portanto, de acordo com Zeca Dirceu, a definição sobre quem presidirá o partido no estado caberá agora à direção nacional da sigla.

Conforme o placar, a contagem de votos de 269 municípios deu a Chiorato 8.687 votos contra 8.373 de Zeca Dirceu. No entanto, a chapa de oposição, ‘O PT Mais Perto de Você’, protocolou um pedido de impugnação dos resultados de pelo menos nove cidades. Entre estas, encontram-se Londrina e Apucarana, por graves suspeitas de irregularidades.

De acordo com Joaquim Ribeiro, representante da coordenação da chapa, as urnas contestadas somam 1.194 votos válidos. Ou seja: um número superior à diferença final de 314 votos entre os candidatos. A campanha alega que 80% desses votos (951) beneficiaram Chiorato de forma irregular.

As denúncias, documentadas em vídeos, atas e até Boletins de Ocorrência, incluem várias acusações. Desde  “morto votante”, listas de presença preenchidas antes do início da votação até  impedimento do trabalho de fiscais.

Com a diferença em pouco mais de 1%, fica impossível estabelecer o vencedor antes da apreciação dos recursos.

Dessa forma, apesar da comemoração da chapa de Arilson, a eleição paranaense está, na prática, sub judice. Conforme Joaquim Ribeiro, apenas  após o julgamento das denúncias pela instância nacional do PT é que o resultado será oficialmente homologado e o novo presidente, de fato, conhecido.

Já, Arilson comemora a vitória e disse que “oficialmente o PT é dos petistas”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.