22/08/2023
Paraná Política

Curi propõe lei que motiva a doação de órgãos no Paraná

O projeto leva também a assinatura da deputada Mabel Canto e aguarda apenas a sanção governamental para se tornar lei

Presidente Alexandre Curi (Foto: Orlando Kissner/Alep)

Uma iniciativa de valor humano e social avança no Paraná, aguardando apenas a sanção governamental para se tornar lei. O projeto, que concede 50% de desconto em eventos culturais para aqueles que manifestarem a intenção de doar órgãos, representa uma estratégia inovadora e sensível para enfrentar um dos maiores desafios da saúde pública: a longa fila de espera por transplantes.

A proposta, aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná, vai muito além de um simples benefício. Ela estabelece uma poderosa conexão entre o acesso à cultura e o ato de salvar vidas. Reconhece também e incentiva a generosidade dos cidadãos. Ao vincular a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) a um benefício tangível, a iniciativa não apenas estimula a declaração formal da vontade de doar. Ela também promove um diálogo essencial sobre a importância desse gesto altruísta.

DADOS ALARMANTES

A urgência da medida é traduzida em números alarmantes. De acordo com estatísticas, somente no Paraná, mais de 4.600 pessoas aguardam por um transplante. Trata-se de uma espera que, para muitos, é uma corrida contra o tempo. Em âmbito nacional, o cenário é ainda mais dramático. Conforme dados do ministério da Saúde, dezenas de milhares de brasileiros, incluindo cerca de 37 mil pessoas que precisam de um rim e 25 mil de uma córnea, dependendo de uma doação para recuperar a qualidade de vida ou, em muitos casos, para sobreviver.

Portanto, no Paraná a iniciativa dos deputados Mabel Canto e Alexandre Curi é de uma importância fundamental. Ela tem o potencial de aumentar significativamente o número de doadores efetivos no estado, oferecendo esperança a milhares de pacientes e famílias. Mais do que isso, a lei posiciona o Paraná na vanguarda das políticas de incentivo à doação, utilizando a cultura como uma ferramenta de conscientização e mobilização social. É um investimento na vida, que celebra a solidariedade e pode transformar a realidade de quem hoje vive na incerteza da espera.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.