22/08/2023
Comunidade Cotidiano Saúde

Prefeitura esclarece polêmica sobre suposto atraso de salários na Saúde

A Prefeitura esclarece que o que permaneceu pendente foi exclusivamente o pagamento cumulativo de gratificações, que já foi pago

Gratificações foram pagas (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Prefeitura de Guarapuava se manifestou nesta terça (12) em nota oficial, após o Portal RSN receber denúncias que profissionais da saúde do município (enfermeiros que fazem plantão), não teriam recebido o salário desde o último dia 30 de julho. De acordo com a nota da Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a Administração Municipal esclarece que o que permaneceu pendente foi exclusivamente o pagamento cumulativo de gratificações.

“Tal medida decorreu do envio, em 22/05/2025 e 03/06/2025, das Circulares nº 143 e nº 149 a todos os setores da Administração Municipal, as quais estabeleceram a impossibilidade de acumulação dessas vantagens, em atendimento às recomendações de órgãos de controle externo”.

A nota oficial ainda informa que “diante da necessidade de análise mais aprofundada, foi realizada avaliação jurídica que concluiu pela viabilidade da manutenção dos pagamentos, considerando o risco de comprometimento dos serviços de saúde prestados à população, desde que não houvesse vedação expressa na legislação vigente”.

No entanto, “ressalta-se que, após a emissão do parecer jurídico e visando assegurar a continuidade dos serviços de saúde, todas as gratificações pendentes foram devidamente pagas”. Por fim, a nota afirma que a Administração Municipal “reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência, a valorização dos servidores e o respeito às instituições. E informa que está adotando medidas para adequar a legislação, prevenindo interpretações divergentes e novas intervenções por parte dos órgãos de controle”.

ATUALIZAÇÃO

A Secretária de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava informou que recebeu a informação que no setor de enfermagem, os servidores não haviam recebido os salários este mês. “Nos assustamos com tal notícia. O secretário de Saúde nos informou que este mês, houve um pequeno erro na folha de apenas 7 servidores de um quadro de aproximadamente 1300 da enfermagem, o pequeno erro foi na área de pagamento de plantão. O problema foi detectado e corrigido na próxima folha”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Amanda Borges

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.