22/08/2023
Educação

Trabalhos científicos apresentam alternativas para o desenvolvimento regional

imagem-32111

O I Seminário de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão da Faculdade Guarapuava, realizado de 24 a 27 de outubro, construído sobre a temática Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade, superou a expectativa dos organizadores, tanto em virtude da quantidade quanto da qualidade dos artigos e dos resumos expandidos inscritos para o evento.

 

Ao todo foram apresentados 72 trabalhos das áreas de Ciências Ambientais, Humanas, Sociais, e Jurídicas, bem como das engenharias (Civil e Elétrica) e da área de educação. Foram abordadas temáticas relacionadas a necessidade de ampliar os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da Mesorregião de Guarapuava.

 

As pesquisas promoveram reflexões e conhecimento sobre questões relacionadas aos diversos municípios regionais, com ênfase para Turvo, Reserva do Iguaçu, Candói, Mato Rico, Campina do Simão, Pinhão, Prudentópolis, Cantagalo e Laranjeiras do Sul. Entre as temáticas mais debatidas estiveram as relações entre desenvolvimento, sustentabilidade, educação, trabalho e distribuição de poder na sociedade regional.

 

Entre as alternativas elencadas estão o fomento das instituições de ensino superior para a definição de políticas públicas que possam promover a geração de emprego e renda, a melhoria das condições de vida, o acesso à educação, a prestação de serviços e a liberação de entraves que limitam o desenvolvimento de projetos e programas de intervenção social em parceria com os organismos públicos, não governamentais e da iniciativa privada.

 

Participaram do evento pesquisadores da FG, da Faculdade Guairacá, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e profissionais liberais de diversos segmentos da sociedade regional.

 

O I Seminário de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão foi uma realização da Faculdade Guarapuava com apoio da Fundação Araucária de Fomento à Pesquisa do Governo do Estado e colaboração do Sistema FIEP – Federação das Industrias do Estado do Paraná e da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava – ACIG.

 

Os trabalhos selecionados pela Comissão Científica do evento serão publicados em revista eletrônica e impressa que deverá ser lançada no início de dezembro, antes do término do período letivo.

 

PROGRAMA

Além da apresentação das comunicações foram realizadas diariamente palestras no auditório da FG sobre questões relevantes para o desenvolvimento regional por meio de projetos sustentáveis.

No dia 24, o tema de abertura foi relacionado às ações de sustentabilidade da Fundação para o Desenvolvimento Econômico Rural da Região Centro-Oeste do Paraná (RURECO).O palestrante foi Jorge Augusto Schanuel – Consultor da Fundação Rureco. A solenidade de abertura foi realizada na sede social do Guaira Country Clube.

No dia 25, a abordagem foi sobre Direito Socioambiental e atuação da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PR, proferida por Alaim Giovani Fortes Stefanelo, Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB (PR) ; no dia 26, a palestra foi sobre a energia elétrica como fator para o desenvolvimento regional e a sustentabilidade, proferida por Dalessandro Luis Mafei , do Grupo Rede de Energia; no dia 27, a pauta da palestra foi EKOS PITANGA – O exemplo de sustentabilidade da parceria NATURA e COOPAFLORA (TURVO-PR), proferida por Rodrigo de Próspero, engenheiro florestal da Natura do Brasil.

No dia 28 de outubro, a palestra de encerramento abordou os Índices de Desenvolvimento Regional e projeções para intervenção sobre o IDH da Mesorregião de Guarapuava, tendo como palestrante o Prof. Dr. Carlos Alberto Gomes , diretor geral da Faculdade Guarapuava.

EVENTOS PARALELOS
A I Feira de Integração das Engenharias da FG aconteceu no espaço cultural da Faculdade nos dias 25 e 26 de outubro e teve a participação de 36 empresas regionais. Nos dias 27 e 28, ocorreu a Mostra de Produtos da Cooperativa Agroflorestal de Turvo (PR) – COOPAFLORA e da linha Natura Ekos Pitanga, também no Espaço Cultural FG.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.