22/08/2023
Comunidade Região Segurança

Pesquisa de Segurança Pública do Paraná chega a LS e Foz nesta semana

Moradores de residências sorteadas serão entrevistados sobre percepção de violência e criminalidade. Secretaria pede colaboração da população

pesquisa

Pesquisa (Foto: Reprodução/Freepik)

Pesquisadores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP/PR) estarão em Laranjeiras do Sul e Foz do Iguaçu ainda nesta semana para a coleta de dados da Pesquisa de Segurança Pública do Paraná 2025. A iniciativa, que abrange 87 municípios paranaenses, vai ouvir a população para entender como ela vivencia a segurança e percebe a criminalidade na vizinhança.

O estudo busca coletar informações diretamente com os cidadãos para aprimorar o planejamento de políticas públicas. Moradores de residências selecionadas por sorteio serão convidados a responder um questionário sobre as próprias experiências. Incluindo se já foram vítimas de crimes (mesmo que não registrados em boletim de ocorrência), como ocorreram e qual a sensação de segurança no bairro onde vivem.

De acordo com a SESP, a pesquisa é fundamental para visualizar os crimes que não chegam ao conhecimento das autoridades. Esse fenômeno é conhecido como “cifra oculta da criminalidade”.

COMO IDENTIFICAR OS PESQUISADORES?

A Secretaria de Segurança orienta a população sobre como o processo ocorrerá para garantir a tranquilidade de todos.

Identificação: Todos os entrevistadores estarão uniformizados, com um crachá com nome, foto e um QR Code que direciona para o site oficial da SESP, para a confirmação da identidade. Os pesquisadores vão se apresentar na sede da Polícia Militar de cada cidade antes de iniciarem o trabalho de campo.

Confidencialidade: A participação é voluntária e todas as informações são sigilosas, protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e usadas apenas para fins estatísticos. Ou seja, não haverá identificação individual.

A SESP reforça que a pesquisa é científica e não tem caráter policial ou investigativo. Assim, a colaboração dos moradores sorteados servirá para um diagnóstico da segurança no estado. “A segurança pública começa com quem vive a cidade todos os dias.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.