22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Mariluci Ribeiro Andretti morre aos 39 anos no Hospital São Vicente

Mariluci se submeteu a uma minilipo no último dia 14, e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ela estava na UTI. Família autorizou doação de órgãos

Mariluci morreu aos 39 anos (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Mariluci Ribeiro Andretti de 39 anos que estava internada na UTI do Hospital São Vicente (HSV) desde o último dia 14, após passar por um procedimento estético em uma clínica de Guarapuava, não resistiu e morreu nesta quarta (27). A advogada da família, Gisele Silveira, confirmou a morte. O velório será nesta quinta (28), a partir das 12h, na Capela Pax Cristo Rei. O sepultamento ocorre na sexta (29) às 10h30, no Cemitério Santo Antônio.

NOTA OFICIAL

Em nota oficial, ela informou que “é com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Mariluci Ribeiro Andretti, ocorrido nesta data, após permanecer internada em coma induzido em decorrência de complicações graves relacionadas a um procedimento médico. Mariluci era uma mulher jovem, saudável e muito querida por sua família, que chegou ao procedimento em perfeito estado de saúde”.

A nota ainda afirma: “Sua partida deixa uma dor profunda e irreparável, além de grande indignação, pois acreditamos que essa vida poderia e deveria ter sido preservada. A família, manifesta sua dor diante dessa perda irreparável e reafirma o desejo, em respeito à memória de Mariluci, de que todos os fatos sejam rigorosamente apurados pelas autoridades competentes, para que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados e que a justiça seja plenamente feita. Ainda, nesta oportunidade, a família declara que os órgãos de Mariluci foram doados e irão salvar oito vidas, deixando um legado de generosidade e esperança. O velório será realizado amanhã, porém o horário ainda não foi definido”.

A Polícia Civil informou que vai instaurar inquérito para investigar “um suposto caso de homicídio culposo devido a um procedimento estético realizado em Guarapuava. A equipe policial está em diligências preliminares, marcando oitivas e aguardando laudos periciais para elucidar o caso”.

MINILIPO

Mariluci teve uma parada cardiorrespiratória ao fazer procedimento estético (minilipo) na Clínica Mater Dei na manhã do mesmo dia (14). Conforme relatos do Samu, a equipe de suporte avançado chegou ao local e conseguiu reverter o quadro. Desse modo, garantiu que a paciente chegasse com sinais vitais ao HSV. Ainda na quinta (14), em nota oficial, o médico responsável, Wagner Moura, assegurou que a paciente passou por avaliação pré-operatória completa, com exames dentro da normalidade.

Além disso, que momentos antes de iniciar o procedimento de minilipo, a paciente apresentou um “mal-súbito”. No entanto, no último dia 19 de agosto, o médico Wagner Moura, se pronunciou em vídeo nas redes sociais. Na declaração, ele citou a participação de um segundo profissional, o ginecologista Antonio Baccin, sócio da clínica Mater Dei, onde ocorreu o atendimento.

Wagner também anunciou a suspensão temporária dos atendimentos dele “em respeito à transparência e à seriedade que o momento exige”. Conforme Moura, Baccin foi o responsável por aplicar um “bloqueio anestésico loco-regional” na paciente. Ele afirma que a parada cardiorrespiratória de Mariluci ocorreu após este procedimento e antes que ele pudesse iniciar a “minilipo” – uma técnica de lipoaspiração de pequeno volume. “Ressalto que não cheguei a realizar o minilipo”, diz Moura no vídeo.

FALTA DE ESPECIALIDADE

Nem Baccin tampouco Moura tinham as especialidades necessárias para o procedimento. A especialidade registrada de Antonio Baccin no Conselho Regional de Medicina (CRM) é Ginecologia e Obstetrícia, não constando o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Anestesiologia.

Já Moura, formado em 2019, não possui nenhuma especialidade. O caso já havia motivado uma nota da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Paraná (SBCP-PR), que confirmou apurar uma denúncia de “atuação irregular de um médico como cirurgião plástico na região de Guarapuava”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.