Cerca de uma tonelada de material de pesca será incinerada em Guarapuava.
A Policia Ambiental de Guarapuava promove na tarde de hoje, quinta-feira (03), a queima de quase uma tonelada de material de pesca apreendido nas regiões de Guarapuava e Laranjeiras do Sul.
De acordo com o comandante do 1ª Pelotão da Policia Ambiental, tenente Leandro Fonseca, aproximadamente uma tonelada de redes serão incineradas em lugar apropriado.
O comandante aproveitou para repassar algumas orientações aos pescadores da região para não cometer crimes durante esse período de proibição de pesca nos rios paranaenses. O período de restrição vai se estender até 28 de fevereiro.
Ele disse que nessa época movimento dos cardumes de peixes nadam rio acima, contra a correnteza, para realizar a desova no período de reprodução.
A proibição é válida para qualquer tipo de pesca de peixes nativos da região, inclusive na modalidade “pesque e solte”. O objetivo é garantir a reprodução dos peixes no período chamado de defeso da piracema.
A restrição atinge as espécies nativas, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. Segundo ele, as espécies exóticas como a tilápia, carpa e peixe-rei está liberado para a pesca.
Os infratores que desrespeitarem a legislação do Paraná podem receber multas com valor a partir de R$ 700 por pescador, mais R$ 20 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca, como varas, redes e embarcações, podem ser apreendidos pelos fiscais. Também responderão processo.
Lembrando que o período começa agora e termina dia 28 de fevereiro da ano que vem.
Com informações Noticias Policiais