22/08/2023
Cotidiano Em Alta Paraná

Clientes da Sanepar podem fazer a própria leitura do hidrômêtro

Serviço gratuito via site ou aplicativo da Sanepar permite acompanhar o consumo, identificar vazamentos e evitar desperdícios

Atualmente, 1.400 clientes já utilizam o serviço no Paraná (Foto: Thiago André/Sanepar)

A Sanepar está incentivando os clientes a assumirem o controle da própria conta de água por meio da “autoleitura”. O serviço gratuito permite que o próprio usuário leia os números do hidrômetro e envie os dados pela internet para a geração da fatura mensal.

Disponível pelo site da Sanepar ou pelo aplicativo Sanepar Mobile, a ferramenta permite que o cliente acompanhe de perto os próprios hábitos de consumo. “Ao acompanhar, mês a mês, a variação registrada no hidrômetro, o usuário pode avaliar se está utilizando mais do que o necessário e evitar desperdícios”, destaca o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.

Atualmente, 1.400 clientes já utilizam o serviço no Paraná. Ao aderir, o usuário também tem o incentivo de receber a fatura no formato digital. De acordo com a Companhia, isso promove economia de papel e contribui para a sustentabilidade.

COMO FAZER A AUTOLEITURA (PASSO A PASSO):

Quando ler: A leitura deve ser feita exatamente dois dias antes da data informada como “previsão próxima leitura” na sua última conta de água. Se a data prevista for dia 10 de setembro, por exemplo, a leitura deve ser feita e informada no dia 8.

O que anotar: No seu hidrômetro (o “relógio da água”), anote apenas a sequência dos quatro números na cor preta. Eles representam o consumo em metros cúbicos (m³).

Como Informar: Acesse o site www.sanepar.com.br ou o aplicativo Sanepar Mobile, procure a opção “Autoleitura”, faça o login e insira os números que você anotou. O sistema fará uma comparação com sua média de consumo para validação.

Caso o cliente se esqueça de informar a leitura no prazo, a Sanepar informa que um agente da companhia irá até o imóvel e fará a medição da forma tradicional, sem prejuízo ao consumidor.

Por fim, a Sanepar faz um alerta de segurança: ao procurar o site da companhia em ferramentas de busca como o Google, não clique em links patrocinados. A empresa não impulsiona o site e o acesso seguro se dá diretamente pelo endereço oficial ou pelo link orgânico da busca.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.