22/08/2023
Em Alta Geral Paraná Política

MPPR apoia projeto de Cristina Silvestri sobre cigarros eletrônicos

Proposta da deputada visa atualizar as placas de "proibido fumar" para incluir os Dispositivos Eletrônicos para Fumar

O apoio foi formalizado com a entrega da Nota Técnica Conjunta nº 1/2025 à parlamentar (Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Paraná (MPPR) declarou apoio oficial ao Projeto de Lei nº 574/2025, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (PP). O PL pretende atualizar as placas de “proibido fumar” em locais públicos de todo o estado para incluir explicitamente a proibição dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), como os vapes.

O apoio foi formalizado com a entrega da Nota Técnica Conjunta nº 1/2025 à parlamentar pelos promotores de Justiça Danielle Cristine Cavali Tuoto e Diogo de Assis Russo. O documento, que será anexado ao projeto, ressalta que a adequação da sinalização é uma medida importante para auxiliar na fiscalização e na prevenção ao uso dos cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida no Brasil desde 2009.

“O apoio do Ministério Público mostra que estamos alinhados com instituições fundamentais no enfrentamento dessa ameaça à saúde pública. O cigarro eletrônico é uma das grandes portas de entrada para a dependência da nicotina e outras drogas. Precisamos somar esforços para proteger nossa população, em especial os mais jovens”, afirmou Cristina Silvestri. O projeto de lei segue em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

POSSE É CRIME E VENDA É CONTRABANDO

A nota técnica entregue a Cristina Silvestri esclarece pontos importantes sobre a ilegalidade dos dispositivos. O documento detalha que a simples posse de cigarros eletrônicos já pode ser enquadrada como crime de receptação, enquanto a comercialização configura crime de contrabando.

O texto também alerta que a posse e o uso de DEFs por crianças e adolescentes configuram ato infracional. Sujeitando, desse modo, os jovens às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A nota reforça ainda que é possível denunciar a venda ilegal de cigarros eletrônicos no Paraná pelo Disque Denúncia 181. Além disso, o site www.181.pr.gov.br possui uma aba específica para o registro desse tipo de crime. Além do MPPR, assinam o documento representantes da Receita Federal, das polícias Militar e Civil, e das secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento Sustentável.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.