22/08/2023
Em Alta Guarapuava Pato Branco Segurança

Tribunal do Júri condena assassino de Elizeu Budnik a 6 anos de prisão

João Paulo Naumets de 27 anos foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto por assassinar o primo Elizeu Budnik

Elizeu foi morto com golpes de pedra e machado (Foto: Divulgação)

O Tribunal do Júri da Comarca de Pato Branco condenou João Paulo Naumets, de 27 anos, a seis anos de prisão em regime semiaberto pelo homicídio do primo Elizeu Budnik. De acordo com a decisão, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e autoria do crime, rejeitando a tese de absolvição e a aplicação da causa de diminuição de pena prevista no artigo 121, §1º, do Código Penal.

Na fixação da pena, o magistrado considerou que o réu não possuía antecedentes criminais, confessou o crime e não houve indícios de premeditação. Dessa forma, a pena acabou estabelecida no mínimo legal. O juiz negou a substituição por penas restritivas de direitos e destacou que, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (RE 1235340), a execução da condenação é imediata, independentemente do tempo aplicado.

Também determinou a destruição do machado apreendido no processo, utilizado no crime. Além da pena de prisão, João Paulo Naumets recebeu condenação para pagar as custas processuais.

NOTA OFICIAL

Em nota à imprensa, a família de Elizeu se manifestou. As advogadas Ana Paula Amaral e Laura Lucho Oliveira informaram que o Conselho de Sentença, de forma soberana, reconheceu a materialidade e a autoria do delito. E assim, fixou a pena definitiva em 06 (seis) anos de reclusão, em regime inicial semiaberto.

Para a família, esta condenação representa um passo importante na busca por Justiça e na preservação da memória de Elizeu Budnik, um jovem cuja vida foi interrompida de forma trágica e prematura. A decisão do Tribunal do Júri reafirma a confiança nas instituições e no compromisso do Poder Judiciário com a verdade e a dignidade da vítima.

RELEMBRE O CASO

Elizeu Budnik de 28 anos saiu de Prudentópolis no dia 17 de julho de 2021 para fazer consulta médica em Pato Branco. Para isso, ele ficou hospedado na casa de parentes. Entretanto, ele não mais retornou nem fez contato.

No dia 21 do mesmo mês, o corpo do morador de Prudentópolis foi encontrado. Elizeu foi assassinado pelo próprio primo no interior de Vitorino, na Localidade de Caravaggio, no Sudoeste do Paraná.

O corpo estava escondido embaixo de uma lona. O primo de Elizeu, João Paulo Naumets, que na época tinha 23 anos, assumiu o assassinato com golpes de pedra e de machado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.