22/08/2023
Brasil Em Alta Guarapuava Segurança

PC de Guarapuava integra operação nacional de combate à violência contra a mulher

A Operação Shamar efetuou a prisão de 1.360 pessoas entre 1º de agosto e 4 de setembro, e contou com reforço da PC de Guarapuava

Prisões (Foto: IA)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 1.360 pessoas entre os dias 1º de agosto e 4 de setembro, período de execução da Operação Shamar. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para combater a violência contra a mulher. Durante esses 35 dias a PCPR mobilizou as equipes das Delegacias da Mulher de todo o Estado, inclusive de Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Cianorte.

As demais unidades policiais do Paraná também trabalharam para cumprir as metas da operação. O objetivo foi intensificar diligências e o cumprimento de mandados judiciais contra pessoas investigadas ou condenados por crimes praticados contra as mulheres.

Este é o terceiro ano seguido que a PCPR adere à iniciativa do MJSP. Na edição de 2023, a operação resultou na prisão de 606 pessoas por crimes cometidos contra mulheres no Paraná. No ano seguinte, foram 848 prisões. Com o resultado deste ano, são 2,8 mil capturas.

FLAGRANTES E PRISÕES EM OUTROS ESTADOS

O objetivo foi a concentração de esforços para a execução de ações preventivas, educativas e repressivas visando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como o feminicídio. Do total de prisões registradas, 1.263 foram autuações em flagrante. Outras 97 foram em cumprimento a mandados de prisão, das quais 35 foram pelos crimes de estupro e de estupro de vulnerável, e 13 por descumprimento de medidas protetivas de urgência.

Os policiais também se mobilizaram para cumprir mandados judiciais de pessoas que cometeram crimes no Paraná, mas que se encontravam em outros estados. Com apoio das forças de segurança locais, 11 foragidos acabaram localizados e presos em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ainda, houve registro de 3,3 mil boletins de ocorrência por crimes relacionados. E também acabaram concluídos 1,2 mil inquéritos policiais, além de solicitadas 3,7 mil medidas protetivas de urgência. Por fim, a polícia ainda fez oitivas, entregas de intimações judiciais e apreendeu porçõles de drogas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.