22/08/2023
Em Alta Guarapuava Segurança

“Vivemos uma epidemia de furtos e roubos”, diz morador do Jordão

Moradores do Jordão não suportam mais a onda contínua de furtos, roubas, drogas e a situação tornou-se crítica com flagrante durante o dia

40a29b06-92d7-40b0-9104-ee7552e4f093

A Vila Jordão, conhecida pela beleza natural e por atrair turistas nos fins de semana, enfrenta uma grave onda de crimes que assusta os moradores. Furtos, roubos e assaltos em residências e chácaras, principalmente durante o dia, têm se tornado rotina. A situação, no entanto, atingiu o ápice na tarde dessa segunda (8), quando a Polícia Militar prendeu um dos três jovens acusados de invadir uma casa às margens do Rio Jordão.

A ação foi flagrada por um vizinho, que viu dois dos suspeitos carregando uma motosserra e uma makita, enquanto um terceiro levava uma mochila nas costas. Avisado por um vizinho, o dono da casa disse ao Portal RSN que imediatamente acionou a polícia.

Eu estava trabalhando quando fui avisado. Imediatamente, chamei a polícia, fui pra casa e começamos uma caça aos ladrões.

Por volta das 16h46, a Polícia Militar e moradores iniciaram uma busca pelos suspeitos. Um deles foi encontrado em um barraco usado para esconder os produtos roubados. No local, os policiais encontraram uma variedade de itens, incluindo comidas congeladas, celulares, notebooks, motoserras, makita, roupas e calçados. “Fica ali no ‘Inferninho’ – local perto do trilho do trem.

Segundo um morador, a situação é alarmante e as violações de casas afetam também moradores da Estação Afonso Camargo.

O Jordão virou uma epidemia de furtos, roubos, tráfico e consumo de drogas. E já faz muito tempo.

Outro residente relatou que os criminosos, que ele chama de “nóias”, agem durante o dia e, à noite, “se embriagam, se drogam e fazem algazarra pelas ruas da vila mexendo com quem passa. Temos filhas que estudam à noite”.

IMPUNIDADE E FRUSTRAÇÃO

Na Polícia Civil, seção de furtos e roubos, de acordo com uma vítima, há um registro com fotos e nomes dos indivíduos que atuam na Região. Entretanto, os flagrantes são raros, o que causa frustração entre os moradores. Um deles comentou sobre a existência de uma “máfia” entre os ladrões. “Um dia um rouba e o outro esconde, e assim por diante, já que a maioria mora aqui na vila. Tem gente que rouba, furta em outros bairros e vem se esconder aqui. Um protege o outro”.

Num grupo criado pelos moradores, diariamente, há informações sobre furtos e roubos. “A situação encontra-se insustentável. Não temos mais tranquilidade. Vivemos com medo até de ir até a esquina e deixar a casa sozinha.” A onda de criminalidade tem manchado a imagem do Rio Jordão, que é um dos principais pontos turísticos de Guarapuava.

A comunidade clama por mais segurança e ações efetivas para conter o problema, que afeta diretamente a qualidade de vida e a segurança dos residentes.

De acordo com a Polícia Militar, equipes fazem o policiamento preventivo e ostensivo nessa região. “Não somente lá, bem como em todos os bairros do município”. Conforme a PM, equipes do distrito de Entre Rios, ao assumir o serviço deslocam pelo caminho do Bairro Jordão, já para aumentar a visibilidade e conseguir atender essa demanda.
A Polícia Militar informa que em qualquer situação de denúncia podem entrar em contato pelo 190, 181 denúncias anônimas ou pelo app 190 PR. “Importante esse canal para o conhecimento e para levantamento de dados para possíveis operações”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.