O capitão Cubas, de Guarapuava, trouxe mais uma medalha ao retornar do Campeonato Panamericano de Jiu Jitsu, organizado pela CBJJE (Confederaçao Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo). Com cerca de 2.000 participantes o evento contou com grandes equipes do jiu jitsu brasileiro e mundial. O evento aconteceu em Brasília entre 28 e 30 de outubro.
Nas disputas de faixa preta o Campeão Absoluto ganhou um carro 0 km, na faixa marron o campeão Absoluto ganhou uma moto 0 Km.
Como representante de Guarapuava e único paranaense no evento Capitão Cubas disputou na categoria faixa marron sênior onde ao término das disputas Cubas conquistou para Guarapuava e para o Paraná, a terceira colocação.
De acordo com o capitão Cubas, a competição estava em um grande nível, com lutadores de renome internacional. Na sua categoria participaram os melhores lutadores nos últimos anos, dentre estes Cubas lutou nas quartas de final com Alexandre Bianchi, lutador de Brasília que contava com apoio e torcida de sua equipe e alunos (Gracie Humaitá). Alexandre que já tinha conquistado títulos e medalhas importantes para sua equipe, dentre estes Campeao Panamericano peso e absoluto 2010 (CBJJE), campeao sulamericano 2010 (CBJJ), vice campeão Master e Senior 2010 (CBJJ)e campeão da Copa do Mundo 2010 (CBJJO) além de Campeão Brasiliense 2010 e 2011.
Com a vitória, Cubas foi à semifinal enfrentar Eludeumir Botelho (Nova União) o qual possui em seu currículo, primeiras colocações em campeonatos mundiais (CBJJE) na faixa azul, faixa roxa e faixa marron.
Cubas começou a luta ganhando mais em determinado momento teve, devido a um estrangulamento no nariz, desvio de septo. Por causa da grande quantidade de sangue ocasionada, o lutador guarapuavano precisou de auxílio médico não podendo mais continuar na disputa por determinação médica.
Capitão Cubas diz que 2011 foi um ano de muito treino e dedicação. Ele lutou nos EUA, conquistou o Campeonato Brasileiro (CBJJE), é vice Campeão Mundial (CBJJE) e terceiroa colocado no Campeonato Panamericano (CBJJE).