22/08/2023

‘Chaleira Preta’ promove Rodeio em comemoração ao Dia do Gaúcho

Trata-se do 13º Rodeio Crioulo que conta com R$ 70 mil em premiações e ocorre neste fim de semana no Parque de Rodeios do CTG 'Fogo de Chão'

Um bom chimarrão é indisopensável (Foto: reprodução/Pixabay)

Ô, tchê! O coração de Guarapuava bate mais forte neste mês de setembro. É quando o laço e o mate se misturam pra celebrar a Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho. E pra não deixar a tradição esmorecer, o CTG Chaleira Preta preparou um rodeio, entre 19 e dia 21, pra fazer a poeira subir neste fim de semana. Trata-se do 13º Rodeio Crioulo que conta com R$ 70 mil em premiações.

Pra quem não sabe, Guarapuava tem uma ligação antiga e forte com o gaúcho. Lá no tempo dos tropeiros, que subiam do Sul pra São Paulo, a cidade era parada obrigatória. Eles traziam não só mercadoria, mas também a cultura, o jeito de falar, de se vestir e de honrar a tradição. E essa herança ficou por aqui, criando raízes profundas.

Mesmo com quatro Centros de Tradição Gaúcha e um piquete na cidade, só o pioneiro ‘Fogo de Chão tem um Parque de Rodeios, lá às margens da PR-170. E é lá que a festa vai acontecer! A ‘patroa’ do Chaleira Preta, Silmara Ribas Siqueira, garante que a gauchada vai se divertir pra valer. A programação tá cheia de coisa boa, com concurso de laço, ‘vaquinha parada’ pra gurizada, ‘Costela de Dois Fogos no Rancho, e shows musicais pra alegrar a ronda.

GUERRA DOS FARRAPOS

A Semana Farroupilha, que vai de 14 a 20 de setembro, é um momento pra relembrar a Guerra dos Farrapos. De acordo com a história, é um dos maiores movimentos de revolução civil do Brasil, no Rio Grande do Sul. É um tempo pra celebrar a coragem, a liberdade e a identidade do povo gaúcho, valores que Guarapuava herdou e faz questão de manter vivos.

Então, é hora de botar a bombacha, ajeitar a boina e apear no rodeio do Chaleira Preta. Porque, como diz o ditado, “quem não gosta de uma boa prosa e de um bom mate, não é gaúcho nem aqui, nem na China”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.