22/08/2023
Comunidade Cotidiano Em Alta

‘Nós Propomos!’ leva estudantes para diálogo sobre políticas públicas na Câmara de Guarapuava

Projeto de extensão da Unicentro estimula a formação cidadã e incentiva os jovens a proporem soluções concretas para os problemas dos próprios bairros

Alunos do Colégio Cívico-Militar Heitor Rocha Kramer e do Colégio Estadual Pedro Carli (Foto: Mathias Trindade)

As pesquisas desenvolvidas por estudantes de cinco escolas estaduais de Guarapuava chegaram, nesta semana, à Câmara Municipal. Os alunos do projeto “Nós Propomos! – Unicentro” visitaram a sede do Legislativo na última terça (16) e nesta quinta (18) para um diálogo direto com vereadores sobre como transformar as ideias do projeto em políticas públicas reais.

O “Nós Propomos!”, que integra o guarda-chuva de ações do Grupo de Pesquisa EducartGeo, da Unicentro, é coordenado pela professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes. De acordo com ela, o projeto baseia-se no conceito de cidadania territorial. “Não tem como fazer cidadania sem entender como a política funciona”, explicou a coordenadora. “Trazer os alunos aqui é fundamental para que eles conheçam a instância de decisões que nós temos no âmbito municipal e como o processo político se realiza.”

Marquiana apresentou o projeto na tribuna da Câmara Municipal (Foto: Mathias Trindade)

Com metodologia originada em um convênio com a Universidade de Lisboa, por meio do professor Sérgio Claudino, o projeto foi adaptado à realidade local para incentivar a formação cidadã de jovens e professores por meio da pesquisa e investigação do território. Durante as atividades, os alunos identificam problemas em seus bairros, ouvem a comunidade e, com embasamento teórico, elaboram propostas de solução.

A EXPERIÊNCIA NA CASA DE LEIS

Durante as visitas, os estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro (Colégio Agrícola) e dos colégios estaduais Ana Vanda Bassara e Padre Chagas, na terça (16), além do Colégio Cívico-Militar Heitor Rocha Kramer e do Colégio Estadual Pedro Carli, nesta quinta (18), participaram de uma explanação do presidente da Câmara, Pedro Moraes (MDB), sobre o papel do Legislativo e a diferença entre os três poderes. Eles também puderam questionar diretamente os parlamentares, que se mostraram receptivos às propostas.

A vereadora Rita Felchak (MDB) destacou a importância de abrir as portas da Câmara para a juventude. “Trazer essa energia para a Câmara é mostrar que o jovem tem uma importância e pode contribuir muito. Todas as propostas que eles fizeram são importantíssimas e podem se tornar política pública.”

Estudantes do Colégio Padre Chagas conversam com o presidente da Câmara, Pedro Moraes (Foto: Mathias Trindade)

Para os educadores, a atividade é um passo crucial na formação dos estudantes. “Essa atividade é fundamental para que a gente possa criar uma juventude que não entende só a teoria, mas que compreenda na prática como se efetiva a máquina pública”, ressaltou Charlaine Zinke, professora de filosofia do Colégio Estadual Professor Pedro Carli. A professora Daniele Kosmo, do Colégio Estadual Cívico-Militar Heitor Rocha Kramer, complementou: “Eles ficaram muito animados e com muita esperança, porque aí parece que vai virar realidade aquilo que eles planejaram, que não vai ficar apenas no papel”.

VOZ ATIVA E PENSAMENTO CRÍTICO 

O impacto da experiência foi visível no discurso dos próprios alunos. “É muito comum hoje da juventude achar que política não é importante, mas a gente deve participar sim, porque o futuro da nossa sociedade, os próximos vereadores, vão ser a gente”, disse Nicole Colaço, 14 anos, do Colégio Estadual Padre Chagas.

Marco Antonio Bruno Ferreira, 15 anos, do mesmo colégio, reforçou a necessidade de desenvolver uma visão crítica. “Estar aqui na Câmara dos Vereadores é ter a consciência sobre os três poderes do nosso país. Não é só uma questão de política e sim de consciência cidadã”.

Estudantes aproveitaram a ocasião para se manifestar contra a escala 6×1 (Foto: Mathias Trindade)

UM PROJETO EM REDE

O “Nós Propomos!” se articula com outras importantes iniciativas, como a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, do Governo do Estado. Muitas das escolas participantes também desenvolvem clubes de ciências e, por isso, vários dos alunos visitantes, como Nicole e Marco Antonio, são “clubistas”. O trabalho desenvolvido por eles no Clube EcoCientistas será apresentado no Paraná Faz Ciência, maior evento de divulgação científica do estado, que começa no dia 27 de setembro no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.

O ‘Nós Propomos!’ é um trabalho coletivo que conta com a colaboração dos professores Clayton Luiz da Silva, Cecília Hauresko e Paulo Nobukuni, financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pela Itaipu Binacional.

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Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

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