22/08/2023
Agronegócio Brasil Em Alta Guarapuava Paraná

WinterShow 2025 espera atrair quatro mil participantes até quinta

O evento em Guarapuava não é apenas o maior do Brasil. Mas sim o maior encontro técnico de cereais de inverno da América do Sul

Abertura do WinterShow, pPresidente, Adam Stemmer

A capital paranaense da cevada respira inovação! Começou nesta terça (30), em Entre Rios, a 22ª edição do WinterShow. O evento, no interior de Guarapuava, não é apenas o maior do Brasil. Mas sim o maior encontro técnico de cereais de inverno da América do Sul. Até 2 de outubro, pesquisadores, produtores e expositores estarão reunidos das 8h às 17h30. Eles compartilham o conhecimento que coloca o Paraná no topo da produção agrícola. A expectativa é que cerca de quatro mil pessoas passem pela Agrária nos três dias, conforme a Cooperativa.

Prefeito Denilson Baitala (Foto: Secom Prefeitura de Guarapuava)

A relevância do evento teve destaque das autoridades. O prefeito Denilson Baitala enfatizou que Guarapuava se transformou no polo de ciência, tecnologia e inovação do agronegócio.

A estrutura da Agrária trouxe as melhores empresas, cientistas e pesquisadores para a cidade. Como diz nosso governador, o Paraná é o supermercado do mundo, e a Agrária, junto com os produtores de Guarapuava, está inserida nesse contexto. 

Essa força produtiva também gera impacto além da porteira. O ex-ministro Paulo Alvin ressaltou o papel da Agrária como “o melhor símbolo da região, pois representa produção de qualidade e inovação.” Para ele, o WinterShow não gera oportunidades apenas para o agro. Mas também impulsiona o turismo, a hotelaria e toda a cadeia de valor local. “Oferecendo um turismo de vivência que conecta o visitante à competência e aos saberes da região. A vice-prefeita e secretária de Turismo, Rosângela Virmond, reforçou que o evento é um grande fomentador do turismo local, atraindo visitantes de todo o Brasil e até de outros países.

FOCO NO TRIGO, CEVADA E MANEJO DE ENTRESSAFRA

WinterShow e as culturas de inverno (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O coração do WinterShow reside nas quatro estações de palestras, onde a pesquisa se encontra com a prática. O objetivo, de acordo com os organizadores, é claro: munir o produtor com o conhecimento mais atualizado para garantir a saúde e a rentabilidade das culturas de inverno. Na Estação 1, por exemplo, pesquisadores detalham as estratégias de melhoramento genético e manejo da cultura da cevada, fundamental para a produção cervejeira e para a economia da região. Já na EStação 2, o foco é o futuro. Os debates giram em torno do manejo da fertilidade, plantas daninhas e pragas na entressafra, destacando como esses cuidados são cruciais para a sustentabilidade do sistema de produção e o sucesso das safras seguintes.

Na Estação 3, a pauta é dedicada a apresentar as tecnologias aplicadas à cultura da cebola. Enquanto na Estação 4, o destaque vai para a rentabilidade da cultura do trigo, abordando as melhores cultivares, os sistemas de sucessão e o manejo de doenças que ameaçam o grão. O evento ainda oferece a Ciência Interativa, um espaço dedicado a jovens, aproximando as novas gerações do conhecimento científico e das tecnologias do campo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.