22/08/2023
Cotidiano Manoel Ribas Região

Casal é encontrado em condição análoga à escravidão

Casal vivia em moradia insalubre, sem salário e com risco de vida devido à aplicação de agrotóxicos sem EPI, em Manoel Ribas

Casebre onde o casal morava (Foto: MPT)

Uma operação conjunta envolvendo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Auditoria Fiscal do Trabalho (MTE) e a Polícia Federal resgatou um casal de trabalhadores rurais de condições análogas à escravidão. A ação ocorreu na última quarta (1º) na área rural de Manoel Ribas, no interior do Paraná, após denúncia inicial da Polícia Civil.

As equipes de fiscalização encontraram uma situação de extrema degradação e exploração. De acordo com o MPT, a Auditoria Fiscal do Trabalho interditou a casa. Isso porque as condições precárias e insalubres, representavam risco sanitário iminente. Para se ter uma ideia, as instalações estavam propícias à infestação por pragas (ratos e aranhas). O casebre também tinha risco estrutural com instalações elétricas inseguras.

Além da habitação degradante, a exploração financeira e de saúde era alarmante. De acordo com o MPT, o homem recebia cerca de R$ 200 por mês. A mulher, por sua vez, não recebia remuneração alguma pelo trabalho. O casal ainda tinha que pagar ao proprietário a carona para se deslocar até a cidade.

De acordo com o quadro encontrado, a saúde dos trabalhadores estava gravemente comprometida. Foi constatado que um deles aplicava agrotóxicos sem qualquer Equipamento de Proteção Individual (EPI), sem treinamento e sem exames médicos, recebendo apenas R$ 30 por bomba aplicada.

Ambos os resgatados já haviam sofrido acidentes graves (fraturas) e se encontravam com a saúde visivelmente debilitada no momento do resgate.

O proprietário do local recusou-se a reconhecer o vínculo de emprego e a efetuar o pagamento das verbas rescisórias devidas. A assistência social do município acolheu o casal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.