22/08/2023
Paraná Política

Deputados apresentam seis PLs contra o metanol em bebidas

PLs propõem multas a bares e casas noturnas, a distribuição de selos, obrigação de inutilização de garrafas e campanhas educativas

Fiscalização em bares (Valquir Kiu Aureliano/Prefeitura de Curitiba)

A contaminação por metanol em bebidas alcoólicas é um risco sério. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que o Paraná já registrou casos. Até a última terça (7), conforme a Sesa, três casos de intoxicação por metanol encontram-se diagnosticados no estado, todos em Curitiba. Os pacientes, homens com 36, 60 e 71 anos, estão hospitalizados. Além disso, há dois casos suspeitos em investigação nas cidades de Maringá e Toledo.

Diante da crise, deputados estaduais do Paraná apresentaram seis projetos de lei para combater a adulteração e falsificação de bebidas destiladas. As iniciativas legislativas, que tramitam na Assembleia, incluem a responsabilização de estabelecimentos, a transparência na venda. Além da criação de campanhas de conscientização. Todas devem ser aglutinadas e votadas em conjunto para proteger a saúde pública.

De acordo com a Saúde Estadual, os sintomas de intoxicação por metanol se assemelham com uma forte ressaca. No entanto, evoluem para quadros graves. É crucial procurar atendimento médico imediato se notar os seguintes sinais após consumir bebida alcoólica: sintomas iniciais (6 a 24 horas), com náuseas, vômitos, dor de cabeça, sonolência e confusão mental. Já os sintomas graves e tardios (após 24 horas): dor abdominal intensa, visão turva, embaçada ou até cegueira repentina, dificuldade respiratória, convulsões e coma.

Requião Filho (PDT), Ana Júlia (PT), Cristina Silvestri (PP), Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chiorato (PT), Delegado Tito Barichello (PL), Gilberto Ribeiro (PL) e Goura (PDT): Propuseram um selo chamado beber legal” para atestar a qualidade dos produtos.

Ademar Traiano (PSD) e Moacyr Fadel (PSD): Apresentaram projetos que obrigam a inutilização de garrafas de destilados, impedindo o reuso.

Flávia Francischini (União) e Fábio Oliveira (Podemos): Focaram em penalidades, detalhando multas e outras punições para estabelecimentos que vendem bebidas adulteradas.

Marli Paulino (SD): Sugeriu um programa estadual de prevenção e combate à falsificação, com foco em campanhas educativas e na ampliação dos canais de denúncia.

EM CASO DE SUSPEITA

Contatos dos CIATox no Paraná

  • Curitiba: 0800 041 0148
  • Londrina: (43) 3371-2244
  • Maringá: (44) 3011-9127
  • Cascavel: (45) 3321-5261

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.