22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Meio Ambiente

Mulher é presa em Guarapuava por tráfico de animais silvestres

Operação conjunta entre as polícias Civil, Militar e o IAT resultou na apreensão de sete araras e um papagaio. Animais seriam encaminhados a um santuário

Animais resgatados (Foto: Reprodução/PCPR)

Uma operação conjunta da Polícia Civil (PCPR), Polícia Militar (PMPR) e do Instituto Água e Terra (IAT) prendeu uma mulher de 43 anos em Guarapuava. A ação, que ocorreu nesta quarta (8), também contou com o apoio técnico do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) da Unicentro. A mulher responderá pelos crimes de tráfico de animais e uso de documentos falsos.

A operação resultou na apreensão de oito aves silvestres: duas araras-vermelhas, uma arara-macau, quatro araras-canindé e um papagaio-verdadeiro. De acordo com o delegado da PCPR, Guilherme Dias, a mulher usava documentos fraudados, como notas fiscais e certificados de origem, para tentar enganar a fiscalização.

O RESGATE

O IAT acionou a equipe do Cetras da Unicentro para prestar apoio técnico no resgate, garantindo o bem-estar das aves. Isso porque, conforme o coordenador do Cetras, professor Rodrigo Antonio Martins de Souza, o viveiro era muito grande e não tinha uma área de manejo adequada. “Nós, ali nos Cetras, estamos acostumados a conter esses animais e fomos para prestar esse apoio no resgate mais adequado possível.”

No entanto, parte das aves estava solta no local, e a equipe não pôde capturá-las de imediato. Apesar disso, os técnicos do Cetras resgataram com sucesso três araras e um papagaio, utilizando técnicas de manejo para evitar estresse e ferimentos.

DESTINO DOS ANIMAIS

Os animais resgatados tiveram destinos diferentes. Primeiramente, as autoridades encaminharam as araras para o Criadouro Onça Pintada, em Campina Grande do Sul, um santuário para conservação de espécies ameaçadas. Já o papagaio-verdadeiro permanece sob os cuidados do Cetras da Unicentro até a definição do destino final. Por fim, a polícia encaminhou a mulher presa ao sistema penitenciário.

COMO DENUNCIAR

A população pode denunciar crimes de maus-tratos ou tráfico de animais de forma anônima. As denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181 (via telefone ou site) ou pelo telefone 197 da PCPR. Em casos de crimes ocorrendo no momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.