22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Região

82% da população de Guarapuava chega ao trabalho em menos de meia hora

Campina do Simão é a cidade onde a maioria da população chega mais rápido ao trabalho, com 65% dos moradores levando no máximo 15 minutos

Trânsito de Guarapuava (Foto: Arquivo RSN)

Dois em cada três trabalhadores brasileiros (67%) levam até 30 minutos para se deslocar até o local de trabalho. A informação faz parte dos dados do Censo 2022, divulgados nessa quinta (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Guarapuava, os dados do IBGE mostram que o tempo de deslocamento para a maioria da população é curto.

Quase metade dos trabalhadores (49%) chega ao emprego em até 15 minutos (12% em até 5 minutos e 37% entre 6 e 15 minutos). Outros 33% levam de 16 a 30 minutos. Com isso, 82% da população chega ao trabalho em menos de meia hora. Os trajetos mais longos são menos comuns: 13% demoram até uma hora, e apenas 5% ultrapassam esse tempo.

ANÁLISE REGIONAL

O Portal RSN fez uma análise dos dados do IBGE para 10 municípios da Região de Guarapuava. Em Goioxim, 44% dos moradores chegam ao trabalho em até 15 minutos, enquanto 25% levam mais de meia hora. Já em Pinhão 49% da população chega ao trabalho em até 15 minutos. Mas 25% leva mais de meia hora. O mesmo se repete em Santa Maria do Oeste, com 49% da população demorando até 15 minutos no deslocamento para o trabalho.

Em Turvo, 52% dos trabalhadores levam até 15 minutos para o deslocamento. E a porcentagem aumenta em Irati: 57% da população se desloca em até 15 minutos. Mesmo tempo que em Foz do Jordão. Contudo a cidade se destaca com 26% da população levando mais de meia hora. Além disso, em Foz do Jordão 9% demoram mais de quatro horas. Para Prudentópolis, 58% dos moradores chegam ao trabalho em até 15 minutos.

Em três municípios os números chegam ou ultrapassam 60%. É o caso de Laranjeiras do Sul, com 60% dos trabalhadores chegando ao destino em até 15 minutos. Em Reserva do Iguaçu são 63% dos trabalhadores. E por fim, Campina do Simão tem 65% dos moradores gastando no máximo 15 minutos no trajeto.

QUEM CHEGA MAIS RÁPIDO E QUEM DEMORA MAIS

Com base nos dados, Campina do Simão é a cidade onde a maioria da população chega mais rápido ao trabalho, com 65% dos moradores levando no máximo 15 minutos. Reserva do Iguaçu (63%) e Laranjeiras do Sul (60%) também se destacam com deslocamentos curtos para a maioria.

Por outro lado, Foz do Jordão é o município onde uma parcela significativa da população demora mais. Com 26% dos trabalhadores levando mais de 30 minutos para chegar ao trabalho, incluindo um percentual elevado de (9%) com trajetos superiores a quatro horas. E Pinhão e Goioxim também apresentam um quarto da população (25%) com deslocamentos acima de meia hora.

BRASIL

No Brasil, a pesquisa revela que, enquanto a maioria tem um trajeto curto, 20% dos trabalhadores levam de 30 minutos a 1 hora, e 12% enfrentam jornadas superiores a uma hora para chegar ao emprego. Além disso, o carro particular consolidou-se como o principal meio de transporte para o trabalho, sendo a escolha de 31,8% da população brasileira.

Em seguida, vem o transporte público por ônibus, utilizado por 20,8%. Surpreendentemente, a caminhada é a terceira forma mais comum de locomoção, com 17,7% dos brasileiros indo a pé para o trabalho. E o uso de moto também é expressivo, correspondendo a 16,1% dos deslocamentos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.