22/08/2023
Cotidiano Em Alta Meio Ambiente

Estudante de Guarapuava representa o PR em conferência nacional

Pyetra, estudante do Padre Chagas, foi a delegada paranaense na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia (GO), que reuniu propostas para a COP30

Emerson e Pyetra apresentam o trabalho na VI Conferência Nacional Infantojuvenil do Meio Ambiente (Foto: Arquivo Pessoal/Emerson de Souza Gomes)

A estudante guarapuavana Pyetra Heller Dallagnol Pereira, de 14 anos, representou o Paraná na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento, que reuniu jovens de todo o Brasil em Luziânia (GO), culminou na entrega de uma carta-compromisso com propostas ambientais ao presidente Lula, visando a Conferência da ONU sobre o Clima, a COP30.

Pyetra, aluna do Colégio Estadual Padre Chagas, foi a delegada paranaense no evento com o projeto “Jovens cientistas em ação: diagnóstico e soluções para os impactos das inundações em busca de uma justiça climática na foz do Córrego Barro Preto”. O estudo investiga os impactos de inundações em Guarapuava por meio do clube de ciências EcoCientistas Visionários. “Sem a conscientização da sociedade sobre o assunto, não há como trabalharmos por um futuro melhor”, relata a estudante.

A experiência, segundo o professor que a acompanhou, Emerson de Souza Gomes, foi transformadora.

Tenho certeza que esta vivência nunca será esquecida por nós e nos transformou de maneira profunda.

IMERSÃO CULTURAL

Para o professor Emerson, o ponto mais marcante da conferência foi a troca de experiências. “O mais marcante foram as trocas de experiências entre diferentes professores das regiões brasileiras e a convivência diária com jovens das mais diversas etnias e cultural, afrodescendentes, povos originários, do norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste.”

A conferência ocorreu no Centro Técnico Educacional da CNTI, em Luziânia, Goiás. No último dia, os participantes foram a Brasília, onde visitaram a Praça dos Três Poderes e participaram de uma atividade cultural coletiva. A programação incluiu rodas de conversa, atividades formativas e uma Feira de Projetos, onde o trabalho de Guarapuava foi apresentado.

Visita à Praça dos Três Poderes (Foto: Arquivo Pessoal/Emerson de Souza Gomes)

PROTAGONISMO JOVEM

Pyetra enfatiza a coletivização do aprendizado. “Minhas expectativas são de conseguir levar o nosso projeto e alcançar mais pessoas, além de obter mais conhecimento com os outros alunos.” A conferência, de acordo com o professor Emerson, reforça a importância desse protagonismo jovem. “Pude perceber o quanto é importante dar voz aos jovens, colocar eles para atuarem como o principal responsável pelo desenvolvido de conhecimentos e habilidades.”

Pyetra apresentou o trabalho desenvolvido pelo clube de ciências EcoCientistas Visionários (Foto: Arquivo Pessoal/Emerson de Souza Gomes)

UM PROJETO EM REDE

O projeto dos Ecocientistas Visionários, clube de ciências implementado pela Rede de Clubes Paraná Faz Ciência em 2024, é, na verdade, uma união de várias frentes. A forte discussão sobre emergência climática vem do Pacto Global de Jovens pelo Clima (GYCP), coordenado pela professora Adriana Kataoka. Já o foco em justiça climática e na proposição de soluções para o território é uma contribuição do projeto ‘Nós Propomos!’, que tem convênio com a Universidade de Lisboa. Essa articulação é o que garante o sucesso, explica a professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, que atua como articuladora institucional da Rede de Clubes e do Nós Propomos! na Unicentro.

“O projeto do professor Emerson materializa a importância desse tipo de iniciativa em contextos escolares. Por isso, ver esse trabalho apresentado em nível nacional é motivo de grande satisfação e orgulho para nós”, ressalta Adriana. Ela explicou que a iniciativa busca o “protagonismo jovem, apoiado no diálogo horizontal entre cientistas e estudantes no enfrentamento da emergência climática”.

Agora, de volta a Guarapuava, a experiência será compartilhada. “Voltando para nossos encontros semanais, eu e a Pyetra iremos socializar com o grupo do clube a experiência e o aprendizado, bem como alguns materiais que trouxemos de lá”, concluiu o professor Emerson.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.